Home - Convergência Digital

Migração total do 2G exige smartphones mais baratos

Luís Osvaldo Grossmann - 05/12/2017

As operadoras estão festejando o fato de os acessos em 4G terem ultrapassado os em 3G conforme os números de outubro deste 2017. Mas o setor já coloca como uma das prioridades para 2018 discutir como garantir a migração de 36 milhões de acessos que ainda usam o 2G. Para as empresas, a grande barreira é o preço dos aparelhos. 

“O 2G vem caindo vertiginosamente, mas ainda conta com uma base residual que precisamos entrar uma forma de zerar, se possível. O maior obstáculo é ainda o preço do smartphone. Um trabalho de sensibilidade do setor tributário brasileiro pode ajudar em uma maior inclusão digital para aqueles que ainda têm dificuldade de comprar um smartphone”, afirmou o presidente do Sinditelebrasil, Eduardo Levy, ao fazer um balanço do setor nesta terça, 5/12. 

Como ilustrou, o aparelho, que pode custar por volta de R$ 1 mil, tem custo muito superior ao serviço prestado, o que chega a ser um contrassenso do mercado. Mas os preços, como insistiu, estão ligados à carga tributária sobre esse tipo de produto. 

“Nosso carro-chefe é o serviço celular. Mas ele tem uma contradição absurda. Quem entra na festa não paga nada, é boca-livre. Mas custa R$ 1 mil para entrar na festa. O serviço vem caindo de preço, é acessível. Mérito da redução de custos das empresas. Mas o preço do smartphone tem que cair. Temos que convencer o governo deixar entrar no serviço essas pessoas. É um serviço continuado. O smartphone é só um começo. É o instrumento para a prestação de um serviço que é concessão do Estado”, insistiu Levy. 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

23/09/2020
No Brasil, 86,3% dos streamings são vistos em smartphones

08/09/2020
Mercado celular despenca 30,7% no 2º trimestre

04/09/2020
Cobertura 4G alcança 5 mil municípios

02/09/2020
TIM quer parceria com startups em uso de 4G ou IoT em soluções para o campo

28/08/2020
TIM incentiva migração do 3G para 4G com troca diretamente pelo celular

17/08/2020
4G: Claro e TIM lideram em velocidade, cobertura e experiência de vídeo

02/07/2020
Brasil chega a 100 mil antenas de celular, mas precisa duplicar novas instalações

01/07/2020
ConectarAgro quer 13 milhões de hectares na área rural com conexão 4G até o fim de 2021

28/05/2020
Com 4G, pós-pago fica a 2,3 milhões do pré-pago

14/05/2020
Brasil passa de “regular” para “bom” na qualidade de vídeos pelo celular

Destaques
Destaques

Vitor Menezes, Minicom: Vamos brigar por um leilão 5G não arrecadatório

O Ministério das Comunicações sinalizou às operadoras que trabalha para convencer os colegas de Esplanada a concentrar os valores envolvidos no leilão do 5G em compromissos de cobertura, minimizando o preço a ser pago ao Estado, afirmou o secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes, ao participar do Painel Telebrasil 2020.

Claro: Sem antenas, São Paulo fica fora do 5G

CEO da Claro, Paulo Cesar Teixeira, criticou a miopia de executivos que ainda insistem em colocar restrições à implantação de antenas, como acontece na cidade de São Paulo. "5G é a grande plataforma para permitir um salto econômico mais vigoroso", advertiu.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Internet 5G traz disrupção para Telecomunicações até no modelo de negócio

Por Eduardo Grizendi*

Na RNP, estabelecemos um objetivo estratégico ambicioso – o de prover uma ciberinfraestrutura, segura, de alto desempenho e disponibilidade e, ao mesmo tempo, ubíqua, onipresente, em qualquer lugar e a qualquer hora, para nossas comunidades de educação, pesquisa e inovação.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site