Home - Convergência Digital

Depois da CNH, título de eleitor também entra no smartphone

Convergência Digital - Carreira
Luís Osvaldo Grossmann* - 01/12/2017

Mês e meio depois do lançamento da carteira de motorista digital, o Tribunal Superior Eleitoral apresentou nesta sexta 1º/12, sua versão ‘mobile’ do título de eleitor. Assim como a CNH, o ‘E-Título’ é um documento pelo smartphone com a mesma validade legal daquele em papel-moeda, que continuará valendo. 

A ambição do TSE, no entanto, é maior. “Já se fala em novos aplicativos que vão ser adquiridos, integrados a este modelo. Aqueles que tiverem feito a biometria terão o título com a foto”, disse o presidente do Tribunal, Gilmar Mendes, ao fazer o lançamento do aplicativo para obtenção do 'E-Título', que já está disponível para aparelhos Android e ganhará versão iOS nos próximos dias. Ele foi desenvolvido pelo TRE do Acre.

Vale lembrar que o TSE se tornou o ‘chefe’ do sistema de identificação dos brasileiros com Lei 13.444/17 e que a Justiça Eleitoral já tem os dados biométricos de 65 milhões de pessoas – e quer ter 140 milhões até 2020. Uma versão do título com biometria e foto e ainda armazenado no smartphone é candidato natural a se tornar uma carteira de identidade eletrônica.

Segundo o TSE, a versão digital do título de eleitor terá, além da foto do eleitor, informações sobre a quitação eleitoral, dados sobre o seu cadastramento biométrico e o endereço de seu local de votação, inclusive com um mapa com geolocalização. Terá também QR Code para a validação na zona eleitoral.

* Com informações do TSE

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

16/02/2018
TSE recusa duas propostas e cancela licitação para impressoras nas urnas

06/02/2018
Nova identidade usa segurança via QR Code desenvolvida pelo Serpro

06/02/2018
TSE reprova impressora da Smartmatic e negocia preço com segunda colocada

05/02/2018
Celular é a nova carteira de identidade dos brasileiros

01/02/2018
Senador quer cadeia para ‘fake news’, mas só as divulgadas na Internet

01/02/2018
Smartmatic vence pregão do TSE para impressoras com lance 0,16% abaixo de concorrente

31/01/2018
Novo documento de identidade ganha ‘versão-piloto’

20/12/2017
Nova quebra de segurança conseguiu alterar software da urna eletrônica

18/12/2017
TSE libera contratos com Google e Facebook para turbinar propaganda eleitoral

13/12/2017
Contran autoriza versão digital de licenciamento de veículos

Destaques
Destaques

Teles avançam e 4G chega a 3608 municípios do Brasil

Estudo da Telebrasil revela que, em novembro, existiam 99 milhões de acessos 4G ativos. A cobertura 3G também aumenta e chega a 5109 municípios.

Brasileiro prevê o fim do 'baldes de dados' e quer pagar por serviço contratado no 5G

Estudo global feito pela Ericsson, que ouviu 72 milhões de usuários de smartphone no Brasil, mostra que a maioria quer a conta do 5G não mais por gigabytes consumidos, mas por serviço ou dispositivo conectado à rede.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Que ninguém fique sem o sinal de TV digital

Por Juarez Quadros do Nascimento*

Em artigo exclusivo para o Convergência Digital, o presidente da Anatel e do GIRED, revela que a liberação do 700 Mhz atrai a atenção de outros países; aumenta a geração de empregos e acelera a inclusão digital com a massificação do 4G.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site