INTERNET

Brasil define qual governança quer para a Internet

Ana Paula Lobo ... 15/11/2017 ... Convergência Digital

O modelo a ser adotado no Brasil daqui para frente na governança da Internet por meio do Comitê Gestor da Internet permeou a abertura do 7º Fórum da Internet, preparatório para o IGF global, que acontecerá em dezembro, em Genebra, na Suíça.O evento, que acontece no Rio de Janeiro, irá até sexta-feira, 17 de novembro.

O coordenador do Comitê Gestor, Maximiliano Martinhão -  autor do texto da consulta pública sobre o aperfeiçoamento da estrutura da governança  e que, agora, está na Telebras e não há ainda definição se continuará ou não na função de coordenador do CGI.br, uma indicação do ministro Gilberto Kassab - adotou uma postura muito discreta e disse aguardar as sugestões da audiência pública, que acontecerá no dia 17 para encaminhamento de um  posicionamento da sociedade à consulta. 

Nos bastidores, há a convicção que um 'acordão' está sendo costurado para garantir a essencialidade do modelo multissetorial do Comitê Gestor da Internet, inclusive já com a anuência das teles. Esses três dias de evento servirão pra a definição de um texto comum entre as partes envolvidas no CGI.br.

Se a negociação avança nos bastidores, na cerimônia de abertura coube a representante do terceiro setor, Flávia Lefrévre, pontuar que governança da Internet não deve ser pautada por mecanismos marcados por viés econômico. "Nosso maior e mais imediato desafio, que na minha opinião deve contar com o envolvimento de todos, é a gente preservar o caráter multissetorial da governança da Internet como princípio fundamental", diz.

E um dos fundadores da Internet no Brasil, Tadao Takahashi, que foi eleito para o Hall da Fama da Internet, mandou um recado: "Estruturas como o CGI e o NIC.br são dinâmicas por natureza, e não estáticas. Espero que se chegue a mudanças de atitude, para instaurar processo em que a cada quatro anos possa ser melhorado", sugeriu.

O CGI.br realiza nesta sexta-feira (17) a Audiência Pública sobre a estrutura de governança da Internet no Brasil. As contribuições recebidas nesta ocasião e por meio da plataforma on-line serão levadas em consideração na elaboração de um documento final pelo CGI.br contendo informações, diretrizes e recomendações para o aperfeiçoamento da estrutura de governança da Internet no Brasil. Esse documento será encaminhado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) no dia 3 de dezembro de 2017.


Revista Abranet 30 . fev-mar-abr 2020
Veja a Revista Abranet nº 30 A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

MP de Brasília abre inquérito para apurar venda de dados pessoais

Empresa na mira do Ministério Público do Distrito Federal e Territorios (MPDFT) é a Procob S.A. De acordo com a denúncia, essa empresa comercializa relatórios contendo informações como endereço, telefones, e-mails e outros.

TJSP começa com grupo Itaú projeto de citação eletrônica de pessoas jurídicas

Segundo oTribunal, informações técnicas para a participação foram enviadas a diversas instituições, mas por enquanto  somente o grupo financeiro respondeu. 

Facebook anuncia exclusão de mais de 50 milhões de postagens falsas

Trabalho de filtragem de conteúdo é  feito por algoritmos de inteligência artificial que identificam conteúdos abusivos com expressões de discurso de ódio, nudez adulta e atividades sexuais, violência e conteúdo explícito, bullying e assédio.

MPF: Expor em redes sociais quem descumpre isolamento é obrigação

Em nota técnica, Procuradoria dos Direitos do Cidadão defende ato de denunciar ou expor pessoas que promovem festas, reuniões ou outras atividades temporariamente proibidas.

MPF pede ao Google para tirar do ar vídeo de pastor vendendo feijão como cura da Covid-19

Valdemiro Santiago de Oliveira, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, vende por R$ 100 a até R$ 1 mil, sementes de feijão "mágico". 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G