SEGURANÇA

Tokelau, com 1,5 mil habitantes, é o domínio mais usado para golpes

Convergência Digital ... 13/11/2017 ... Convergência Digital

A China, ou melhor, o código .cn, é o registro de país mais utilizado no mundo, com mais de 20 milhões de domínios registrados até setembro de 2017. Só perde para o ‘.com’, endereço mais comum do mundo e que reúne 130 milhões de domínios. Já o segundo país com mais registros é uma pequena ilha na Polinésia, chamada Tokelau. Com 1,5 mil habitantes, o .tk reúne quase 19 milhões de registros.

Há outros países com grande número de endereços. A Alemanha (.de) tem mais de 16 milhões de registros, enquanto o Reino Unido (.uk) ultrapassa os 10 milhões. Mas a pequena Tokelau, que é uma dependência da Nova Zelândia, vem se tornando um sucesso na rede nos últimos anos. E segundo um relatório de junho deste 2017, a popularidade se deve ao uso para disseminação de malware.

No ‘Global Phishing Survey’ o . tk aparece em terceiro entre os domínios mais usados para disseminação de e-mails com malware. Diz o documento que 75% dos registros de domínios maliciosos são encontrados em apenas quatro deles: o famoso ‘.com’ e os domínios para as Ilhas Cocos (.cc), Palau (.pw) e para Tokelau.

A ilha tem só de 10 km quadrados, sem porto ou aeroporto. Os regustros de domínios são administrados por uma empresa holandesa e em grande medida oferecidos gratuitamente. Ainda segundo o mesmo relatório, acabam sendo usados por hackers da China, em sua maioria. 


Soluções de Segurança para a Sociedade
Não delegue a segurança cibernética apenas para a TI

Para mitigar os riscos com ataques hackers, toda a corporação precisa se unir, adverte Jun Goto, vice-presidente Sênior da NEC Corporation.

Corporações se unem contra ataques cibernéticos

Pelo acordo a ser assinado, grandes empresas de tecnologia prometem "proteção igualitária" a clientes contra o uso indevido de sua tecnologia. "Independente da nacionalidade, geografia ou motivação do ataque", asseguram. Entretanto, o comunicado do acordo não deixa claro quanto isso vai custar aos clientes.

NIC.br contrata plataforma para proteger centro de operações de ataques DDOs

Brasil foi o 5º país mais visado por esse tipo de ataque no ano passado. "Não se trata de ser ou não atacado. O ataque vai acontecer, o que precisa é estar preparado", diz o  Gerente de Sistemas do NIC.br, Marcelo Gardini.

Golpe de recarga grátis afeta mais de 20 mil pessoas em menos de 24 horas

Apenas no mês de abril, revela o laboratório especializado em cibercrime Dfnder Lab, foram bloqueados mais de 15 golpes diferentes envolvendo compartilhamento no WhatsApp.

Quadruplica o número de ataques DDoS originados por dispositivos IoT no Brasil

Foram mais de 220 mil reportados voluntariamente ao CERT.br no ano passado. Entidade diz ainda que parte dos ataques DDoS também foi originada por roteadores e modems de banda larga no Brasil, seja porque estavam comprometidos ou porque possuíam serviços mal configurados, permitindo amplificação de tráfego.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G