INTERNET

Agrotools: É preciso regular e definir quem é o dono do dado

Roberta Prescott e Pedro Costa ... 10/11/2017 ... Convergência Digital

O Brasil já é grande usuário da agricultura de precisão e da análise de dados do campo para melhor as culturas. "Estive com os 200 maiores produtores nacionais e entre 20% e 25% deles usam agricultura de precisão e eles têm interesse em expandir isto, porque leva a melhor utilização de insumos e maior produtividade. São forças econômicas que levarão a transformação digital do agronegócio", disse Fernando Martins, presidente da Agrotools, em entrevista em vídeo à CDTV, durante o 31º Seminário Internacional ABDTIC, realizado nos dias 07 e 08 de novembro, em São Paulo.

A Agrotools coleta dados públicos e prove insights para corporações envolvidas com o agronegócio, de bancos e seguradoras a produtoras rurais e varejistas. A empresa utiliza dados de satélites que são observações públicas, mas reconhece que ainda é preciso definir o quem é o dono do dado e como regular estes dados.

Martins explicou que é importante não se identificar o indivíduo, mas os dados da produção, se está plantando cana ou soja, são público até para atender ao Estatuto da Terra, que verifica se a terra está ou não em uso.  Na entrevista, Martins também opina que o projeto de lei do Senado PLS 330/2013 deveria ser mais flexível para suportar modelos de usos de dados que não inviabilize negócios. Assista:


Índia multa Google em R$ 70 milhões por abuso de posição dominante

Comissão de Competição do país entendeu que o motor de buscas favorecia seus próprios sistemas comerciais nos resultados das pesquisas. 

CCJ do Senado aprova projeto que exige consentimento para grupos em redes sociais

PLS 347/16 prevê que aplicações como Facebook, Whatsapp ou Telegram precisam de anuência prévia dos usuários para a criação de novos grupos.

Senador quer cadeia para ‘fake news’, mas só as divulgadas na Internet

Projeto de lei de Ciro Nogueira (PP-PI) prevê reclusão de um a três anos se a notícia falsa for publicada na rede mundial. Se for na televisão ou em jornais impressos, a pena é menor e em regime aberto. TSE chama Google, Twitter e Facebook para conversar.

Pequenos provedores puxam mercado e banda larga fixa cresce 7,15% em 2017

Os ISPs responderam por mais de dois terços do crescimento no número de conexões e viram fatia de mercado passar de 10,9% para 14,6% no Serviço de Comunicação Multimídia. 

Metalúrgica reduz R$ 1 milhão/ano em consumo de água com Internet das Coisas

CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) investiu em tecnologia para monitorar o consumo de água e reduziu o consumo de 3.146 para 52 metros cúbicos por mês.

Revista Abranet 23 . dez 2017 - jan/fev 2018
Veja a Revista Abranet nº 23 Qual é a fórmula do sucesso? Boas práticas aplicadas por corporações bem-sucedidas sugerem um caminho a seguir. Entrevista com Tadao Takahashi. Discussão sobre a lei de proteção de dados avança. E mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G