INTERNET

Anatel adia por mais 120 dias análise sobre franquia na banda larga fixa

Luís Osvaldo Grossmann ... 09/11/2017 ... Convergência Digital

Um ano e meio depois da medida cautelar que proíbe as operadoras de adotar limite de uso de dados nas conexões fixas à internet, a Anatel aprovou mais 120 dias de prazo para chegar a uma conclusão sobre o assunto. Segundo o relator do tema na agência, Otávio Rodrigues, o volume de contribuições na consulta pública foi muito grande. 

“Durante a etapa de contribuições prévias, encerrada em 30 de abril de 2017, foram recebidos milhares de comentários da sociedade em geral. Somente na plataforma Diálogo Anatel, foram criados mais de 2.800 tópicos de discussão e anexados mais de 230 arquivos. Além disso, há cerca de 30 manifestações recebidas por carta por meio do Sistema Eletrônico de Informações”, sustentou a área técnica ao propor o adiamento. “Foram mais de 4 mil comentários”, disse o conselheiro Otávio Rodrigues. 

O tema ganhou grande dimensão pública ainda no início de 2016, quando a Telefônica/Vivo inaugurou a prática de suspender as conexões ao fim das franquias contratadas também na banda larga fixa – a prática já era corrente nos acessos móveis à internet. Em questão de dias, um abaixo assinado online contra a prática reuniu mais de 1 milhão de assinaturas. E a Anatel, que num primeiro momento viu apenas um movimento natural do mercado, recuou e baixou uma medida cautelar que até hoje impede as teles de adotarem o corte dos acessos ao fim das franquias. 


Com domínio 'rio.br', o NIC.br termina a campanha Cidades.br

Os domínios "sampa.br", "curitiba.br", "poa.br" e "floripa.br" estão entre os DPNs mais populares. De acordo com o NIC.br, mais de 40 mil domínios de cidades já foram registrados, o que representa quase 8% da base de domínios sob o '.br', que não são '.com.br'.

"Nem todos os robôs utilizados na Internet são ruins", adverte o TSE

Segunda reunião do Tribunal Superior Eleitoral para tratar das chamadas fake news discutiu, entre outros temas, modelagem API ea criação de um ambiente virtual para receber denúncias e sugestões.

CGI.br: Multissetorialismo se mantém como base para a Governança da Internet

O CGI.br entregou as suas recomendações ao MCTIC para o aperfeiçoamento da estrutura da governança da Internet. Iniciativa reúne consensos entre os setores acadêmico, empresarial e terceiro setor. Há sugestões de mudança na estrutura do próprio Comitê Gestor.

FCC derruba neutralidade de rede e EUA se preparam para guerra judicial

Sem surpresas, a decisão se deu em bases partidárias: a maioria Republicana matou as regras que impediam operadoras de discriminarem tráfego na internet. Mas a decisão vai ser questionada nos tribunais. 

Assespro vai ao STF obrigar juízes a usarem MLAT nos dados fora do Brasil

Com filiados como Facebook, Microsoft e Uber, entidade quer a prevalência do acordo de cooperação judiciária com os EUA para acesso a informações de usuários, mesmo brasileiros, que estejam em datacenters no exterior.  

Revista Abranet 23 . dez 2017 - jan/fev 2018
Veja a Revista Abranet nº 23 Qual é a fórmula do sucesso? Boas práticas aplicadas por corporações bem-sucedidas sugerem um caminho a seguir. Entrevista com Tadao Takahashi. Discussão sobre a lei de proteção de dados avança. E mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G