Home - Convergência Digital

App de táxi do governo federal incentiva compartilhamento de corridas

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 06/11/2017

Está disponível, a partir desta semana, uma nova funcionalidade do aplicativo TáxiGov para o compartilhamento de corridas entre servidores nas atividades administrativas. A iniciativa foi anunciada esta semana no “I Fórum sobre o TáxiGov”, realizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). O evento contou com a participação de Subsecretários de Planejamento, Orçamento e Administração (Spoas).

A medida visa contribuir com a eficiência dos gastos públicos. A corrida compartilhada terá o valor dividido proporcionalmente à quantidade de usuários. Por meio do próprio aplicativo, os dados serão disponibilizados em relatórios gerenciais para avaliação e monitoramento.

“O Ministério do Planejamento vem trabalhando fortemente na implementação de metodologias que reduzam o custo de aquisição e manutenção na prestação de serviços dos órgãos e entidades do governo federal”, comentou o secretário-adjunto da secretaria de Gestão do MP, Cassiano Alves. As regras para a utilização da funcionalidade de compartilhamento de corridas são válidas para os seguintes casos:

Somente para corridas agendadas

Para mesma origem e destino

Para todos os usuários, independente do órgão ou unidade

Limite máximo de 4 (quatro) passageiros por viagem

Antes de solicitar a corrida, o usuário deve verificar se já não há corrida compartilhada agendada, com mesma origem/destino (Funcionalidade “Serviços Agendados”, aba “Outros Agendamentos”)

A corrida estará disponível para adesão ao compartilhamento até 15 minutos antes da hora agendada

A corrida será iniciada no horário agendado, sem tolerância de 10 minutos, ou antecipadamente, se todos os usuários estiverem presentes e:

Todos os usuários deverão iniciar a corrida com suas respectivas senhas. Ao final da corrida, cada usuário deve verificar o valor do taxímetro, inserir sua senha para finalizar a corrida e fazer a avaliação. No momento do desembarque sempre confira se o valor inserido no aplicativo corresponde ao do taxímetro.

O TáxiGov é o sistema de transporte de servidores públicos por meio de agenciamento de táxis. A nova solução atende os servidores e colaboradores do Executivo Federal, em exercício no Distrito Federal (DF), que necessitam se deslocar em função de atividades administrativas.

A estimativa é que até início de 2018 todos os órgãos da administração pública federal localizados no DF comecem a utilizar o serviço. Desde a implantação do novo modelo, houve uma economia de mais de 60% em relação aos modelos anteriores de transporte de servidores. Até o momento, 18 órgãos já aderiram ao novo sistema e mais de 5 mil usuários solicitaram corridas pelo aplicativo. Ao todo, cerca de 50 mil viagens foram solicitadas desde fevereiro deste ano.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

14/11/2017
WhatsApp consome menos dados. Messenger vence em vídeo

06/11/2017
App de táxi do governo federal incentiva compartilhamento de corridas

31/10/2017
Senado;disputa Uber, Cabify e 99 x Taxis volta à Câmara

27/10/2017
CEO da Uber vem ao Brasil na véspera da votação no Senado

24/10/2017
Senado aprova urgência e derruba substitutivo à Lei do Uber

24/10/2017
LATAM vai vender Internet Wi-Fi em voos no Brasil

24/10/2017
Desenvolvedor de app tem maior crescimento salarial em TI

19/10/2017
Acordo no Senado prevê votação da Lei do Uber em 24 de outubro

10/10/2017
Uber leva abaixo-assinado com 815 mil assinaturas ao Senado

09/10/2017
Governo usa aplicativo para tramitação de documentos

Destaques
Destaques

Melhores 4G do mundo se estabilizam em 45 Mbps

Com média de 20 Mbps, o Brasil não faz feio entre 77 países analisados nesse quesito. Mas a disponibilidade ainda está abaixo de 60% do tempo, de acordo com relatório do 3º trimestre divulgado pela Opensignal.

Smartphones responderam por 59% dos acessos à Internet na América Latina

Estudo da GSMA aponta que as operadoras vão investir US$ 70 bilhões para aumentar a cobertura 4G na região. Levantamento também mostra que há 300 milhões de pessoas digitalmente excluídas.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Teles Tradicionais X Especializadas: o dilema para a IoT

Por Fábio Trindade

M2M e a Internet das Coisas são elementos centrais no debate das novas tecnologias que formarão o futuro em torno da 5G e continuarão em crescimento vertiginoso.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site