Home - Convergência Digital

Um em cada três smartphones terá Inteligência Artificial nativa

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 01/11/2017

Um em cada três smartphones terá recursos nativos de inteligência artificial e aprendizado de máquina em 2020, sustenta um levantamento da empresa de pesquisas de marketing Counterpoint. Ela lista ‘sistemas no chip’, ou SoC, desenvolvidos por Apple, Huawei e Qualcomm indicando o que será a regra do mercado em um futuro próximo. 

“Aprendizado de máquina e IA não tiveram destaque nas aplicações de smartphones até esta segunda metade de 2017 devido à limitada capacidade de processamento dos CPUs dos smartphones. Aplicações de IA exigem grandes capacidades de processamento de dados mesmo para tarefas pequenas. Enviar e receber essas informações armazenadas em ‘nuvem’ é potencialmente difícil, consome tempo e requer conexões sólidas, o que nem sempre está disponível. A resposta é ter recursos de IA ‘on-board’”. 

Segundo o relatório, a rápida adoção de inteligência artificial nos smartphones vem puxada pelo uso de tecnologias de reconhecimento facial, que já aparecem nos iPhones X e serão acompanhadas por outras empresas. Os usos mais comuns imaginados são traduções em tempo real e melhores fotografias, mas há campo aberto para análise de dados em geral, inclusive para garantir maior segurança aos equipamentos e aos dados neles armazenados ou melhorar a performance de aplicações relacionadas à saúde. 

“De modo geral, a expectativa é de que smartphones com capacidades de inteligência artificial se proliferem rapidamente no topo do mercado, mas com relativamente rápida adoção em equipamentos ‘medianos’ a partir do final de 2018. Até 2020, mais de um terço dos embarques serão de smartphones com recursos nativos de IA.” 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

16/08/2018
Os robôs já chegaram ao centro de operações de Segurança

06/08/2018
Robôs viram os novos fiscais do Governo

06/08/2018
CADE adota inteligência artificial para agilizar combate aos cartéis

06/08/2018
No TCU, robô que cata-erros mira em economia de R$ 500 milhões por ano

06/08/2018
Na CGU, robô analisa fotos de ruas para identificar empresas fantasmas

16/07/2018
No Brasil, 49% dos usuários já tiveram um smartphone roubado

11/07/2018
A IA vai virar a economia de "cabeça para baixo" como um tsunami!

03/07/2018
Smartphone é a principal ferramenta de compra online no Brasil

03/07/2018
Brasil perdeu o direito de errar com a formação dos jovens

14/06/2018
STJ começa a usar inteligência artificial em processos

Destaques
Destaques

4G já alcança metade dos celulares no Brasil

No fim do primeiro semestre de 2018, país contava com 118 milhões de chips de quarta geração.

Banda larga móvel: América Latina cobra até três vezes mais pelo espectro

"Políticas de espectro que aumentam os preços e concentram-se em ganhos de curto prazo são incompatíveis com a economia digital", adverte o diretor da GSMA, Sebastián Cabello.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

A IA vai virar a economia de "cabeça para baixo" como um tsunami!

Por: Eduardo Prado *

O impacto só não vai ser mais ser mais rápido nas economias dos países por causa da falta de mão de obra de Inteligência Artificial por conta da carência de especialistas como cientistas de dados.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site