Home - Convergência Digital

LNCC adota open source em curso de computação de alto desempenho

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 31/10/2017

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) realizara a Escola Supercomputador SDUMONT, no período de 26 de fevereiro a 2 de março de 2018. E também serão oferecidos, cursos para iniciantes em programação de alto desempenho, de 21 a 23 de fevereiro de 2018. As inscrições estarão vinculadas as regras e ao cronograma do Programa de Verão do LNCC e as informações podem ser acompanhadas pelo site do LNCC.

A Escola tem como objetivo a formação de recursos humanos na área de ""Computação de Alto Desempenho"", provendo minicursos para o desenvolvimento de algoritmos paralelos e para a otimização dos mesmos através das ferramentas de software disponibilizadas no Supercomputador SDUMONT, que são em grande parte software livres que podem ser utilizados em computadores de alto desempenho em geral.

O LNCC realizou, de 31 de julho a 4 de agosto, a Escola Supercomputador SDUMONT, composta por 14 minicursos, com aulas teóricas e praticas e seis seminários com a participação de 70 alunos de diversas instituíções do pais. A situação do Supercomputador Santos Dumont, o maior da América Latina, é complicada. Em setembro, o diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Augusto Gadelha, reportou que poderia ter de desligar o equipamento por falta de dinheiro até o final do ano. A máquina processa mais de 100 pesquisas envolvendo doenças como Zika, Alzheimer e Câncer.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

20/09/2018
Europa decide se dá sinal verde para a compra do GitHub pela Microsoft

04/06/2018
Microsoft investe US$ 7,5 bi na compra de plataforma de desenvolvimento Open Source

01/03/2018
Tribunal troca pacote Microsoft Office por software livre LibreOffice

09/01/2018
Internet das Coisas dispara o número de ataques hackers a sistemas Linux

07/12/2017
OpenStack entra na lista de prioridade dos gestores de Tecnologia

31/10/2017
LNCC adota open source em curso de computação de alto desempenho

12/06/2017
SUSE oferece Programa Acadêmico de Open Source para estudantes do Brasil

12/06/2017
Open Stack conquista o coração e o bolso das corporações

19/04/2017
Windows engole o Linux e 'mata' open source nos servidores

23/03/2017
Hadoop vira padrão para projetos de big data

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

TICs vão demandar 700 mil novos profissionais na Indústria em cinco anos

Dados são do Mapa do Trabalho Industrial, feito pelo SENAI, que indicam ainda a urgência na qualificação de 10,5 milhões de trabalhadores em ocupações industriais por conta da indústria 4.0. Um dos especialistas em alta é o condutor de processos robotizados, com um incremento de 22% no número de vagas.

Técnicos são os que mais procuram especialização em Big Data

Cursos voltados para desenvolvimento Full Stack e Segurança Cibernética também são bastante demandados. No caso do big data, dos alunos formados nesta área, 45% possuem mais de 10 anos de experiência (sênior); 36% até nove anos (pleno) e 19% até três anos (recém-formados).

Agile reescreve a carreira do desenvolvedor de software

Ao mudar a entrega dos serviços – quebrando a prática dos longos projetos –, a metodologia também exige novos profissionais.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site