Home - Convergência Digital

Claro Brasil: fabricantes de smartphones precisam tratar o Brasil como país de 1º mundo

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo - 02/10/2017

Ao anunciar a expansão da rede 4,5G para novas capitais, entre elas, Rio de Janeiro e São Paulo, o presidente da operadora, Paulo César Teixeira, fez uma crítica aos fabricantes de smarpthones por trazerem aparelhos com menor capacidade de recursos e de funcionalidades. Hoje, apenas três aparelhos estão compatíveis para o 4,5G:  Galaxy S8 e S8+, da Samsung; e o Moto Z2 Force, da Motorola.

"O Brasil não é país de segundo mundo. Estamos investindo muito em rede de última geração. Os aparelhos também deveriam estar prontos. Se você vai em outros países, o aparelho é vendido com mais funcionalidade. Não pode custar R$ 4 mil e não ter as facilidades que os outros países", lamentou Teixeira.

Presente ao lançamento do 4,5G, o presidente da Qualcomm, Rafael Steinhauser, disse que o 4,5G é uma tecnologia surgida há cerca de 12 meses e deverá levar mais um tempo para acontecer a massificação dos chipsets. "O 4,5G é um salto quântico e todo o ecossistema precisa se adequar", sustentou o executivo. Ainda fora dos smartphones Premium na região, a Qualcomm deverá ter o chipset Snapdragon em toda a região em 2018.

O presidente da Qualcomm, Rafael Steinhauser, destaca que a atualização do parque de terminais no mercado é necessária com a chegada de novas tecnologias. "Trazer telefones é um desafio da indústria, colocar (os aparelhos) na mão dos usuários. Não é tão evidente, às vezes o mesmo telefone tem muitas variantes, e às vezes colocam em mercados considerados secundários chipsets que não têm todas as características", explica. Steinhauser destacou, entretanto, que a próxima geração de "telefones Premium" usará chipset Snapdragon também na região.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

16/07/2018
No Brasil, 49% dos usuários já tiveram um smartphone roubado

03/07/2018
Smartphone é a principal ferramenta de compra online no Brasil

06/06/2018
Huawei fecha acordo com Positivo para voltar a vender celulares no Brasil

25/05/2018
TIM e Claro divergem sobre prazo para a venda da faixa de 3,5 GHz

23/05/2018
Claro descarta cronograma da Anatel e defende leilão de espectro só em 2020

27/04/2018
MPF exige que Claro pare de cobrar por serviços não contratados

25/04/2018
Claro tem resultado positivo com pós-pago, mas queda com TV paga e serviços fixos

19/04/2018
Brasil já contabiliza mais de 1 smartphone ativo por habitante

28/03/2018
Disputa de fornecedores impulsiona venda de smartphones no Brasil

06/03/2018
México ordena a separação de ativos fixos da América Móvil

Destaques
Destaques

Brasil ativa 72 novos celulares 4G por minuto em maio

No quinto mês do ano, 3,2 milhões de novos chips 4G entraram em operação, somando um total de 116 milhões de acessos ativos. Ao levar em conta os acessos fixos e móveis, o País soma 237 milhões de acessos ativos.

4G estará em dois terços dos acessos da América Latina até 2022

Projeções da GlobalData são de que as operadoras ainda buscam o retorno dessa tecnologia e que as primeiras ofertas de 5G só chegarão em 2021.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

A IA vai virar a economia de "cabeça para baixo" como um tsunami!

Por: Eduardo Prado *

O impacto só não vai ser mais ser mais rápido nas economias dos países por causa da falta de mão de obra de Inteligência Artificial por conta da carência de especialistas como cientistas de dados.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site