Convergência Digital


Inteligência artificial: algoritmos 'roubam' liderança dos consumidores

Por Carmen Lúcia Nery e Pedro Costa - 26/09/2017

A Internet das Coisas (IoT) oferece inúmeras oportunidade com potencial de gerar US$ 11 trilhões no mundo até 2025 por meio de 50 bilhões de dispositivos conectados até 2020. Mas há inúmeros desafios a vencer. Ainda há 4 bilhões de pessoas sem acesso à internet e riscos e desafios de cybersegurança. O cenário foi descrito por Eduardo Magrani, professor de direito e propriedade intelectual da Fundação Getúlio Vargas- FGV.

Magrani alertou que os dados são o novo petróleo e as pessoas não estão sendo informadas pelas empresas do que está sendo feito com o seu dado, de que forma ele está sendo monetizado e nem como ela pode participar dessa monetização ou impedi-la. Ele diz que há vários modelos de negócio de armazenamento e tratamento de dados e as pessoas não sabem como se proteger. O Brasil é um dos países mais atrasados em legislação sobre proteção de dados digitais. O Marco Civil se baseia na aceitação do consumidor, ocorre que ninguém lê os termos de uso e não sabem que soluções como Pokemon Go podem até enviar um e-mail em seu nome.

Na sua participação na 15ª Rio Info 2017, Magrani revelou um estudo da FGV, realizado em 50 plataformas, no qual se constatou que 66% delas coletam mais dados do que necessitam; 56% retêm mais dados do que o necessário, 48% permitem o acesso a outro site e 72% permitem o acesso de terceiros dentro da plataforma. Para Magrani, isso leva a crer que o modelo de consentimento fracassou. Assistam a entrevista com o especialista da FGV.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis

Rio Info 2017 - clique aqui e confira a cobertura completa.

Cortar dinheiro de P&D e Inovação é a falência do Brasil

O desinvestimento em Ciência, Tecnologia e Inovação terá consequência irrecuperável para o futuro do País, afirmam Sergio Paulo Gallindo, da Brasscom, Edgar Serrano, da Fenainfo, Benito Paret, do TI Rio, Rubén Delgado, da Softex e o deputado e ex-ministro, Celso Pansera.

leia mais
Juventude do Rio de Janeiro embarca na era da TI

A 15ª do Rio Info teve como característica demarcar o espaço do Rio de Janeiro no cenário nacional de TI. Geração de negócios projetada é da ordem de R$ 10,7 milhões. 16ª edição será em setembro de 2018.

leia mais
Cientista de dados: profissão exige mente aberta e coração no trabalho

Para professor da PUC/Rio, qualquer especialista pode atuar como cientista de dados. "Basta falar a língua dos dados".

leia mais
Mundo 3.0 é a virada da qualidade sobre a quantidade

Para historiador Carlos Nepomuceno, a reputação digital é o desafio maior dessa nova era da tecnologia.

leia mais
Rio de Janeiro: enfrentar a crise passa pelo maior uso da TI

O Rio de Janeiro possui ativos intelectuais e físicos muito interessantes para fazer negócios, observa Renato Regazzi, gerente da área de Grandes Empreendimentos do Sebrae/Rio de Janeiro.

leia mais

Editora Convergência Digital
Copyright © 2005-2017 Editora Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site