SEGURANÇA

Com uso de velhas ferramentas, ataques DDoS crescem 28%

Luís Osvaldo Grossmann ... 30/08/2017 ... Convergência Digital

Os ataques de DDoS cresceram 28% no segundo trimestre, depois de três trimestres de queda. Segundo o novo relatório da Akamai sobre o estado da segurança na internet, esse tipo de ataque está “mais persistente do que nunca”, atacando 32 vezes os alvos, em média. “Uma única empresa de jogos foi atacada 558 vezes ou aproximadamente 6 vezes por dia, em média”. 

Segundo a Akamai, o novo crescimento dos ataques de negação de serviço foi influenciado pela volta da disseminação do malware PBot, no qual foi usado código PHP de décadas atrás para gerar os maiores ataques identificados no trimestre, de acordo com o relatório. As botnets criadas foram capazes de lançar ataques de 75 Gbps.

“Eventos como a botnet Mirai, a exploração do WannaCry e Petya, o crescimento continuado de ataques de SQLi e a reemergencia de PBot ilustram como os atacantes não somente vão migrar para novas ferramentas, mas retornar às antigas que já se mostraram altamente eficientes”, conclui o relatório. 

O estudo indica, ainda, que os ataques foram disparados com uso menor de dispositivos – houve um recuo significativo, de 98%, no número de endereços IPs envolvidos, de 595 mil para 11 mil. Destaque para IPs originados no Egito, que representaram 32% do total. 

A incidência de ataques em aplicações web cresceu 5% entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano, o que significou a mencionada alta de 28% com relação ao mesmo período de 2016. Ataques SQLi foram usados em mais de 51% desse tipo de invasão, o que representa uma alta de 44% sobre o segundo trimestre de 2016, e isoladamente tendo gerado 185 milhões de alertas. 


Soluções de Segurança para a Sociedade
Não delegue a segurança cibernética apenas para a TI

Para mitigar os riscos com ataques hackers, toda a corporação precisa se unir, adverte Jun Goto, vice-presidente Sênior da NEC Corporation.

TSE fecha acordo de cooperação em TI com a Sociedade Brasileira de Computação

Acordo é abrangente e pode abordar tanto a segurança da urna eletrônica como questões internas de informática do Tribunal. 

Guerra cibernética passa a ter mesmo status de armas atômicas nos EUA

Comando Cibernético foi elevado em decisão anunciada por Donald Trump e com o propósito de "enfatizar o desenvolvimento de armas cibernéticas para impedir ataques, punir intrusos e enfrentar adversários".

STF autoriza extradição de hacker que teria fraudado US$ 4,85 milhões nos EUA

Tribunal deferiu pedido do governo dos Estados Unidos para extraditar Michael Knighten, que seria integrante de um grupo de criminosos cibernéticos autodenominado Techie Group.

Ransomware e malware: Entenda quais são as diferenças

Confira sete informações sobre ransomware que não são verdadeiras e podem tumultuar a gestão de segurança da informação..



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G