Clicky

INCLUSÃO DIGITAL

CCT do Senado aprova projeto que proíbe contingenciamento de Fust e Funttel

Luís Osvaldo Grossmann ... 23/08/2017 ... Convergência Digital

A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou nesta quarta-feira, 23/8, o projeto de Lei 125/17, que proíbe o contingenciamento de recursos do Fundo de Universalização das Telecomunicações e do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações a partir do ano de 2020. O texto ainda precisa passar pela Comissão de Assuntos Econômicos antes de seguir para a Câmara dos Deputados. 

Além de vedar o contingenciamento, o projeto aborda um tema antigo, o uso do dinheiro do fundo para projetos em serviços prestados em regime privado, ao prever que os recursos poderão cobrir investimentos que não apresentam retorno comercial. 

O texto aprovado altera a LGT e as leis específicas do Fust e do Funttel, de forma a determinar que “fica vedado o contingenciamento dos recursos” a partir de 1o de janeiro de 2020, nos termos de regulamentação específica. Além disso, prevê que o dinheiro do Fust possa “cobrir custos que não possam ser recuperados com a exploração eficiente de serviços prestados em regime privado”. 


Carreira
Home office disparou o custo com contas de luz, de água e de Internet

Pesquisa nacional feita pela VR Benefícios mostra que apenas 3% dos trabalhadores tiveram algum tipo de reembolso dos patrões. Os demais 97% absorveram o aumento das despesas em seu orçamento sem qualquer tipo de repasse pelas empresas.

Desigualdade econômica acentua exclusão digital do campo no Brasil

Estudo mostra que na região, 77 milhões de pessoas não tem acesso à internet. No Brasil, que puxa os índices agregados para cima, diferença é gritante entre grandes e pequenas propriedades. Levantamento mostra que 244 milhões de pessoas na AL não têm acesso à Internet.

Em Telecom, estratégia do governo até 2031 ainda corre atrás de inclusão digital

Decreto 10.531/20, com a Estratégia Federal de Desenvolvimento da próxima década lista banda larga no Norte e Nordeste, backhaul de fibra e redução do gap digital. 

Telebras: Justiça confirma legalidade do acordo com a Viasat por satélite

Juízo da 5ª Vara Federal do Distrito Federal concluiu pela legalidade do acordo firmado com a empresa norte-americana e julgou improcedente todos os argumentos da Via Direta e da Rede Tiradentes, de Manaus. Disputa já dura dois anos e meio.

MPF recomenda que instituto cancele compra de MacBooks de R$ 12 mil e use PCs mais baratos

Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN) quer 20 notebooks da Apple para o setor administrativo, em custo superior a R$ 250 mil. MPF diz que licitação deve incluir outras marcas. 

Covid-19 aumentou o uso da internet nas classes C, D e E

Segundo a pesquisa TIC Covid-19, do Cetic.br, a pandemia aumentou o uso da rede em todas as classes e faixas etárias. O que já era hábito entre os mais ricos, passou a ser mais comum entre os mais pobres para compras e serviços.

Bemol quer Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E para levar banda larga para quem não tem nem 3G

Varejista com atuação na região norte do País tem planos de expandir sua infraestrutura para mais cidades, mas conta com a frequência não licenciada, diz o gerente de TI, Jesaias Arruda.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G