TELECOM

Anatel impede efeitos no Brasil da compra da Time Warner pela AT&T

Luís Osvaldo Grossmann ... 10/08/2017 ... Convergência Digital

A Anatel vai mesmo deixar para depois da avaliação do CADE seu posicionamento de mérito sobre a tentativa de compra da Time Warner pela AT&T e seus impactos no mercado brasileiro de TV por assinatura. Mas decidiu baixar uma cautelar que impede acordos, contratos ou troca de informações entre Sky, da AT&T, e o grupo Time Warner, dono de canais como HBO, TNT, Cartoon, etc. 

A Abert (Globo) e a Abratel (Record) recorreram do Acórdão 188, de 1º/6, no qual a Anatel avisou que só se manifestaria sobre a compra da Timer Warner pela AT&T depois de uma decisão do Cade. Para as entidades, isso dá margem ao risco de que, entre uma decisão e outra, as empresas adotem práticas anticoncorrenciais. “A Anatel não deve aguardar pronunciamento do Cade porque a partir daquela autorização vários atos poderão ser praticados contra a Lei do Seac até que determinadas medidas pela Anatel, quando já será ineficaz pois as empresas já poderão agir de forma ilegal e anticompetitiva.”

O relator discordou. “O Cade pode determinar remédios que afetem a operação. A análise concorrencial pode impactar o exame dos aspectos regulatórios”, sustentou Morais. Ainda assim, ele propôs a edição de uma medida cautelar pela agência, de forma a já restringir contratos, acordos e troca de informações sobre o mercado nacional de TV paga, caso haja ok do Cade para o negócio. A cautelar determina à Sky, suas controladoras, coligadas ou controladas, que até pronunciamento da Anatel acerta da operação, sob ótica do artigo 5º da Lei do Seac, está vedada a prática de qualquer ato que produza efeitos no mercado brasileiro de TV por assinatura.

A Lei do SeAC restringe a presença de teles, radiodifusores, produtoras e programadoras de TV paga em um mesmo grupo econômico, para evitar aquela mencionada verticalização de produção, programação, empacotamento e distribuição. A AT&T é dona, no Brasil, da operadora Sky. E está tentando comprar nos EUA a Time Warner, dona de vários canais, como TNT, HBO, etc. 


Oi unifica mainframes para acelerar serviços digitais

A implementação do CRM único, iniciada em 2015, está prestes a ser finalizada e terá uma interface única no back e no front office. Oi também montou o Centro de Gerência de Serviços, em Brasília, com a missão de unificar as ações em áreas como recarga de pré-pago e faturamento.

Sercomtel terá 90 dias para se defender da caducidade das outorgas

Novo presidente da operadora paranaense foi à Anatel pedir autorização para vender imóveis e gerar caixa, mas uma decisão depende do processo de extinção das licenças em curso, que pode levar 12 meses. 

Anatel nega cautelar para afastar fundo da Oi, mas vai apurar controle da Nextel

Para a agência, controle da tele não passa de hipótese e depende da conversão da dívida por ações como proposto pelo fundo. Em Nova York, Aurelius foi derrotado na tentativa de tirar a recuperação judicial do Brasil. 

Comissão aprova projeto que obriga teles a fazerem bloqueio de telemarketing

Proposta original para cadastro de ‘não perturbe’ deixava a tarefa com os Procons. Mas substitutivo aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara transfere a responsabilidade para as operadoras de telecomunicações.

Atenta à Internet das coisas, Anatel quer mudar certificação de equipamentos

Como defendeu o relator da proposta que vai à consulta pública, Leonardo de Morais, o crescimento exponencial esperado com a IoT exige mudanças. “A certificação de conformidade na forma atualmente estabelecida seria ineficiente e mesmo impraticável”, afirmou.

Concessionárias perdem, mas autorizadas começam a ganhar clientes na telefonia fixa

No geral, o total de linhas fixas em serviço caiu, com desconexões líquidas de 736,2 mil acessos, ou 1,8% do total. Setembro terminou com 41,1 milhões de telefones fixos ativos. 


Veja a revista do 61º Painel Telebrasil 2017
Revista do 61º Painel Telebrasil 2017
A edição de 2017 do Painel Telebrasil enfatizou a necessidade de atualização do modelo de telecomunicações e a definição de uma agenda digital para o País.

Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G