INOVAÇÃO

Rio Info 2017 promove 8ª edição da competição global de Inovação

Convergência Digital* ... 07/08/2017 ... Convergência Digital

Criada em 2009, a competição de Inovação já avaliou 3500 projetos desenvolvidos no Brasil e no exterior, dos quais, 17 foram premiados. O evento é divido em etapas regionais, com a seleção das melhores iniciativas com apoio do Sebrae. Já a escolha dos projetos internacionais fica a cargo dos parceiros do Rio Info nos países de origem. Na edição de 2016, um projeto de monitoramento agrário deu o título para a Argentina.

Segundo a CEO da Codes, María Laura Palacios, que já participou de três edições do Rio Info, mas competiu pela primeira vez no Salão, o objetivo do Puma (como é chamada a plataforma) é monitorar hectares de plantações para controle da evolução do cultivo, como a chegada de pragas, por exemplo. A ferramenta gerencia e armazena grandes volumes de dados de informação georreferenciada a partir de mapas de autodefinição. “O setor agrário não é integrado. Poder gerar indicadores que ajudem na tomada de decisão do agricultor é uma grande inovação”, afirmou María.

Nas edições anteriores, os projetos premiados no Salão tiveram grande exposição na mídia e entre a comunidade de tecnologia graças ao destaque do Rio Info, o que gerou interesse de investidores. Em 2012 o aplicativo vencedor “Hand Talk”, de Alagoas, após o Rio Info foi eleito o melhor aplicativo do mundo na categoria móbile pela ONU. A plataforma traduz conteúdos em português para a língua brasileira de sinais (Libras) e tem por objetivo a inclusão social de pessoas surdas. No ano seguinte, em 2013, os vencedores foram convidados pelo governo britânico, para um estágio em Londres para conhecer e interagir com as empresas do Tech City. 

“O Salão da inovação, apesar de ser uma competição de amplitude internacional, acaba também funcionando como uma espécie de termômetro que nos ajuda a mensurar o grau de desenvolvimento e competência técnica dos projetos brasileiros. E o que está mais do que evidente é que o Brasil, no que diz respeito a inovação, é absolutamente competitivo com qualquer país do mundo”, ressaltou Alberto Blois, coordenador geral do Rio Info.

Para quem tem um projeto e deseja concorrer no Salão da Inovação deste ano, acesse o  site do Rio Info e saiba como participar. O Rio Info 2017 vai acontecer entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, Centro – Rio de Janeiro. As inscrições podem ser realizadas também através do site rioinfo.com.br. Para outras informações: (21) 3974-5026 ou rioinfo@rioinfo.com.br.


Cloud Computing
Europa decide se dá sinal verde para a compra do GitHub pela Microsoft

Presidente da MS, Satya Nadella, para desfazer a insatisfação da comunidade ligada à plataforma, comprada por US$ 7,5 bilhões, assegurou que ela continuará aberta e lidando com todas as nuvens públicas. Decisão deverá sair até o dia 20 de outubro.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Rio Info 2018: OBr.Global seleciona quatro startups para bolsa aceleração nos EUA

Demo Day é uma das atividades do seminário Go Global Forum, organizado pela aceleradora para debater as melhores práticas de internacionalização das startups brasileiras. O Rio Info 2018 acontece nos dias 24 e 25 de setembro, no Rio de Janeiro.

Brasil está entre os finalistas para receber o Uber Air

Empresa vai selecionar uma terceira cidade para receber o projeto. Foram selecionadas as cidades do Rio de Janeiro e o Estado de São Paulo. Também estão na disputa Austrália, Índia, Japão e França. As cidades de Dallas e Los Angeles já foram selecionadas.

Fabricar hardware é tão importante quanto fazer software para IoT

Quem apostou no hardware foi a startup pernambuca Bottom Up, que montou uma linha de produção no Recife, com capacidade para manufatura de 35 mil dispositivos e, hoje, já produz 22 mil dispositivos.

MCTIC terá bônus tecnológico de R$ 2 milhões para inovação nas PMEs

Inscrições em programa ministerial vão até o dia 02 de outubro e iniciativa tem apoio do SEBRAE. Recursos serão destinados para apoiar pesquisa, produtos e serviços na Manufatura Avançada.

Brasil tem muita pressa para democratizar a inteligência artificial

A afirmação foi feita pela presidente da Microsoft Brasil, Paula Bellizia. "A tecnologia está disponível, a questão é saber se ela vai ser usada para o bem ou para o mal", acrescentou.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G