INOVAÇÃO

Rio Info 2017 promove 8ª edição da competição global de Inovação

Convergência Digital* ... 07/08/2017 ... Convergência Digital

Criada em 2009, a competição de Inovação já avaliou 3500 projetos desenvolvidos no Brasil e no exterior, dos quais, 17 foram premiados. O evento é divido em etapas regionais, com a seleção das melhores iniciativas com apoio do Sebrae. Já a escolha dos projetos internacionais fica a cargo dos parceiros do Rio Info nos países de origem. Na edição de 2016, um projeto de monitoramento agrário deu o título para a Argentina.

Segundo a CEO da Codes, María Laura Palacios, que já participou de três edições do Rio Info, mas competiu pela primeira vez no Salão, o objetivo do Puma (como é chamada a plataforma) é monitorar hectares de plantações para controle da evolução do cultivo, como a chegada de pragas, por exemplo. A ferramenta gerencia e armazena grandes volumes de dados de informação georreferenciada a partir de mapas de autodefinição. “O setor agrário não é integrado. Poder gerar indicadores que ajudem na tomada de decisão do agricultor é uma grande inovação”, afirmou María.

Nas edições anteriores, os projetos premiados no Salão tiveram grande exposição na mídia e entre a comunidade de tecnologia graças ao destaque do Rio Info, o que gerou interesse de investidores. Em 2012 o aplicativo vencedor “Hand Talk”, de Alagoas, após o Rio Info foi eleito o melhor aplicativo do mundo na categoria móbile pela ONU. A plataforma traduz conteúdos em português para a língua brasileira de sinais (Libras) e tem por objetivo a inclusão social de pessoas surdas. No ano seguinte, em 2013, os vencedores foram convidados pelo governo britânico, para um estágio em Londres para conhecer e interagir com as empresas do Tech City. 

“O Salão da inovação, apesar de ser uma competição de amplitude internacional, acaba também funcionando como uma espécie de termômetro que nos ajuda a mensurar o grau de desenvolvimento e competência técnica dos projetos brasileiros. E o que está mais do que evidente é que o Brasil, no que diz respeito a inovação, é absolutamente competitivo com qualquer país do mundo”, ressaltou Alberto Blois, coordenador geral do Rio Info.

Para quem tem um projeto e deseja concorrer no Salão da Inovação deste ano, acesse o  site do Rio Info e saiba como participar. O Rio Info 2017 vai acontecer entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, Centro – Rio de Janeiro. As inscrições podem ser realizadas também através do site rioinfo.com.br. Para outras informações: (21) 3974-5026 ou rioinfo@rioinfo.com.br.


Cloud Computing
Dados não estão protegidos pelo simples fato de estarem na nuvem

A proteção das aplicações cabe aos seus donos e não deve ser repassada para terceiros, especialmente, agora, com a adaptação à Lei Geral de Dados Pessoais, adverte o diretor da CLM, Gabriel Camargo.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Google cria desafio e tem US$ 25 milhões para investir em Inteligência Artificial

Programa está com inscrições abertas até o dia 22 de janeiro. Soluções selecionadas serão voltadas para áreas como ciência ambiental, saúde e conservação de espécies.

Economia da cultura deve ser prioridade para o Brasil

O Brasil é muito bom em produzir cultura e não pode menosprezar o valor global de investir em cultura, advertiu o advogado Claudio Lins de Vasconcellos, do Lins Vasconcelos Advogados.

"Nem no século 25 um robô vai tirar o lugar do homem na produção da cultura"

Cultura dá dinheiro e poder ao Brasil, reforçou o advogado Claudio Lins de Vasconcellos, do Lins Vasconcelos Advogados. "Digo sempre que somos Embrapa, Embraer e Cultura. O resto é commodity e commodity não nos levará a lugar nenhum nos próximos 200 anos".

Inteligência Artificial: abrir a caixa preta dos algoritmos é necessário

Para o professor da FGV/RJ Luca Belli, a Inteligência Artificial poderia seguir preceitos éticos com base na conduta e comportamento, da mesma forma como humanos.

CNJ cria laboratório de inteligência artificial para processo eletrônico

Segundo o presidente da Comissão Permanente de Tecnologia da Informação e Infraestrutura do CNJ, Márcio Schiefler, as informações dos bancos de dados dos tribunais são valiosas. “Informação é poder”.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G