INOVAÇÃO

Rio Info 2017 promove 8ª edição da competição global de Inovação

Convergência Digital* ... 07/08/2017 ... Convergência Digital

Criada em 2009, a competição de Inovação já avaliou 3500 projetos desenvolvidos no Brasil e no exterior, dos quais, 17 foram premiados. O evento é divido em etapas regionais, com a seleção das melhores iniciativas com apoio do Sebrae. Já a escolha dos projetos internacionais fica a cargo dos parceiros do Rio Info nos países de origem. Na edição de 2016, um projeto de monitoramento agrário deu o título para a Argentina.

Segundo a CEO da Codes, María Laura Palacios, que já participou de três edições do Rio Info, mas competiu pela primeira vez no Salão, o objetivo do Puma (como é chamada a plataforma) é monitorar hectares de plantações para controle da evolução do cultivo, como a chegada de pragas, por exemplo. A ferramenta gerencia e armazena grandes volumes de dados de informação georreferenciada a partir de mapas de autodefinição. “O setor agrário não é integrado. Poder gerar indicadores que ajudem na tomada de decisão do agricultor é uma grande inovação”, afirmou María.

Nas edições anteriores, os projetos premiados no Salão tiveram grande exposição na mídia e entre a comunidade de tecnologia graças ao destaque do Rio Info, o que gerou interesse de investidores. Em 2012 o aplicativo vencedor “Hand Talk”, de Alagoas, após o Rio Info foi eleito o melhor aplicativo do mundo na categoria móbile pela ONU. A plataforma traduz conteúdos em português para a língua brasileira de sinais (Libras) e tem por objetivo a inclusão social de pessoas surdas. No ano seguinte, em 2013, os vencedores foram convidados pelo governo britânico, para um estágio em Londres para conhecer e interagir com as empresas do Tech City. 

“O Salão da inovação, apesar de ser uma competição de amplitude internacional, acaba também funcionando como uma espécie de termômetro que nos ajuda a mensurar o grau de desenvolvimento e competência técnica dos projetos brasileiros. E o que está mais do que evidente é que o Brasil, no que diz respeito a inovação, é absolutamente competitivo com qualquer país do mundo”, ressaltou Alberto Blois, coordenador geral do Rio Info.

Para quem tem um projeto e deseja concorrer no Salão da Inovação deste ano, acesse o  site do Rio Info e saiba como participar. O Rio Info 2017 vai acontecer entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, Centro – Rio de Janeiro. As inscrições podem ser realizadas também através do site rioinfo.com.br. Para outras informações: (21) 3974-5026 ou rioinfo@rioinfo.com.br.


Cloud Computing
Augmented Analytics: a próxima onda na análise dos dados

Solução, de acordo com o Gartner, será responsável por mais uma disrupção no mercado de dados. A consultoria indica ainda que Inteligência Artificial (IA) explicável e inteligência contínua vão mudar o mercado nos próximos cinco anos.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Grupo Sabin usa Inteligência Artificial para monitorar cibercrimes

“Acompanhamos a LGPD desde o início porque trabalhamos com informações muito sensíveis”, sinaliza o gerente nacional de tecnologia, Edgar Moreira.

Banco Central: Inovação exige equilíbrio nada trivial entre pessoas, segurança e risco

O sistema perfeito inexiste e falhas vão acontecer, mas é obrigatório mitigar os riscos, sustenta o, ex-CIO e agora chefe de segurança cibernética da Autoridade Monetária, Marcelo Yared.

Crédito imobiliário ainda é desafio para digitalização

“Precisamos chegar lá. Mas nem a Estônia, que é considerado o país mais digitalizado do mundo, conseguiu”, lamenta o gerente nacional de soluções tecnológicas para habitação da CEF, Darlan Lins.

Ministério da Economia seleciona 105 startups para aceleração

Programa Inovativa Brasil, criado em 2013, oferece mentoria e contatos com potenciais parceiros. Primeiro ciclo de 2019 em 22/4.

Votorantim Cimentos leva iniciativa de IoT do Brasil para o mundo

O CIO da companhia, Humberto Shida, diz que a experiência com IoT para controle das betoneiras de cimentos foi validada e trouxe um retorno efetivo. Agora, o modelo nacional será replicado nos Estados Unidos.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G