TELECOM

Anatel quer destinar frequências para celular via satélite

Luís Osvaldo Grossmann ... 27/07/2017 ... Convergência Digital

A Anatel vai colocar em debate a proposta de destinação de 20+20 MHz para a oferta de serviço de telefonia celular via satélite. A ideia é que esse naco de radiofrequência venha em 1990-2010 MHz e de 2180-2200 MHz, em um arranjo que busca preservar o uso já corrente de fatia próxima do espectro para a telefonia fixa. 

Chamada de Serviço Móvel Global por Satélite, essa modalidade, como o nome sugere, oferece telefonia celular em áreas onde não há necessariamente uma infraestrutura terrestre de antenas. Mas como lembrou o relator do tema no Conselho Diretor da agência, Leonardo de Morais, “muito embora haja atribuição ao móvel por satélite, não existe destinação dessas faixas ao SGMS ou a qualquer outro serviço que possa utilizar capacidade espacial”. 

A ideia de mudar isso partiu da multinacional americana Echostar, especificamente de olho em parte da Banda S (2 a 4 GHz), especificamente as fatias de 1980 a 2025 MHz e de 2160 a 2200 MHz. Boa parte dessa banda, porém, já é destinada a outros serviços, especialmente a telefonia fixa sem fio, ainda que o uso na prática seja concentrado nos 5 Mhz mais baixos. 

Daí que a área tecida da agência tenha entendido que “destinar toda a faixa acarretará problemas de interferência de difícil solução”. Por isso, a proposta prevê um uso menor, de apenas 20+20 MHz entre 1990-2010 MHz e de 2180-2200 MHz. 

O Conselho Diretor da agência concordou que esse desenho traz as melhores condições técnicas de convivência e sinaliza o uso efetivo em futuro próximo. Mas o assunto vai receber contribuições por 30 dias e deve ainda ser realizada uma audiência pública na sede da Anatel, em Brasília, especialmente para “permitir que atuais ocupantes da faixa possam discutir a nova destinação da banda S”. 


Oi unifica mainframes para acelerar serviços digitais

A implementação do CRM único, iniciada em 2015, está prestes a ser finalizada e terá uma interface única no back e no front office. Oi também montou o Centro de Gerência de Serviços, em Brasília, com a missão de unificar as ações em áreas como recarga de pré-pago e faturamento.

Sercomtel terá 90 dias para se defender da caducidade das outorgas

Novo presidente da operadora paranaense foi à Anatel pedir autorização para vender imóveis e gerar caixa, mas uma decisão depende do processo de extinção das licenças em curso, que pode levar 12 meses. 

Anatel nega cautelar para afastar fundo da Oi, mas vai apurar controle da Nextel

Para a agência, controle da tele não passa de hipótese e depende da conversão da dívida por ações como proposto pelo fundo. Em Nova York, Aurelius foi derrotado na tentativa de tirar a recuperação judicial do Brasil. 

Comissão aprova projeto que obriga teles a fazerem bloqueio de telemarketing

Proposta original para cadastro de ‘não perturbe’ deixava a tarefa com os Procons. Mas substitutivo aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara transfere a responsabilidade para as operadoras de telecomunicações.

Atenta à Internet das coisas, Anatel quer mudar certificação de equipamentos

Como defendeu o relator da proposta que vai à consulta pública, Leonardo de Morais, o crescimento exponencial esperado com a IoT exige mudanças. “A certificação de conformidade na forma atualmente estabelecida seria ineficiente e mesmo impraticável”, afirmou.

Concessionárias perdem, mas autorizadas começam a ganhar clientes na telefonia fixa

No geral, o total de linhas fixas em serviço caiu, com desconexões líquidas de 736,2 mil acessos, ou 1,8% do total. Setembro terminou com 41,1 milhões de telefones fixos ativos. 


Veja a revista do 61º Painel Telebrasil 2017
Revista do 61º Painel Telebrasil 2017
A edição de 2017 do Painel Telebrasil enfatizou a necessidade de atualização do modelo de telecomunicações e a definição de uma agenda digital para o País.

Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G