TELECOM

Telefonia fixa vai desaparecer como morreram o telex e o fax

Ana Paula Lobo ... 21/07/2017 ... Convergência Digital

A telefonia fixa vai desaparecer até 2025, quando os contratos de concessão terminam como aconteceu com outros serviços como o telex e o fax, preconizou o presidente da Telefônica Vivo, Eduardo Navarro, ao participar nesta sexta-feira, 21/07, do Workshop de Telecomunicações da FIESP sobre os 20 anos da privatização do setor, na capital paulista.

"Hoje temos 44 milhões de linhas fixas, mas porque ainda vendemos telefonia fixa com a banda larga fixa. Se houver a desconexão, certamente, a telefonia fixa vai desabar no curto prazo", destacou Navarro, frisando que todas as obrigações do setor estão voltadas para o serviço. "A revisão da Lei de Telecom se faz necessária porque é preciso investir onde o Brasil precisa: Banda Larga", atestou.

A afirmação de Navarro veio logo após a apresentação do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto kassab, que foi taxativo: O Brasil deixa a desejar em infraestrutura de banda larga e precisa trabalhar muito para ter rede capaz de fomentar o acesso à Internet em todas as regiões. Dados da Anatel revelam que, hoje, há cerca de dois mil municípios sem banda larga, e pior, sem perspectiva de ter investimentos, uma vez que não há recursos públicos para fomentar a infraestrutura.

O presidente da Telefônica Vivo, Eduardo Navarro, fez a 'mea culpa' do setor ao admitir que apenas 400 cidades no Brasil têm banda larga com velocidade acima de 10 Mbits. "O ritmo de investimento está sendo muito lento, muito abaixo mesmo. Nós mesmo, no ano passado, fizemos apenas duas cidades com banda larga fixa. Estamos apostando mais na banda larga móvel por conta da receita. E isso não é aceitável para o Brasil, absolutamente. E como nós, estão todas as demais operadoras", completou.


Internet Móvel 3G 4G
Reino Unido limita, mas permite Huawei no 5G

Fabricante comemorou “A Huawei está tranquilizada pela confirmação do governo do Reino Unido de que podemos continuar trabalhando com nossos clientes para manter o 5G no rumo.”

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Sem definição no Senado, Carlos Baigorri assume como substituto na Anatel

Nome do superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da agência continua à espera de sabatina, desde outubro de 2019, pela Comissão de Infraestrutura.

Oi, Oi Futuro e Ministério da Cidadania integram Tecnologia à história das Telecomunicações

Espaço MUSEHUM-Museu das Comunicações e Humanidades - utiliza novas tecnologias como realidade vritual, 3D, celular e games para reportar a trajetória do mercado brasileiro.

MPF usa analytics para fiscalizar telefonia móvel

Câmara do Consumidor e da Ordem Econômica do Ministério Público Federal usa ferramenta que compila dados da Anatel para orientar promotores em cidades com “índices críticos”. 

Rede de IoT da American Tower atinge 220 cidades

Segundo a empresa, rede IoT/LoRaWAN trafegou mais de 1,7 bilhão de mensagens no ano passado, especialmente, nos segmentos de gestão de frota e ativos.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G