TELECOM

Anatel decide bloquear celulares piratas a partir de 28 de novembro

Luís Osvaldo Grossmann ... 10/07/2017 ... Convergência Digital

Na queda de braço entre operadoras móveis e fabricantes de celulares, a Anatel tentou uma saída intermediária. Adiou em 75 dias, mas vai mesmo exigir o bloqueio de aparelhos “piratas” este ano. A linha de corte dos celulares atingidos será 15 de setembro. O bloqueio virá mês e meio depois, em 28 de novembro deste 2017. 

A agência tenta adotar o bloqueio desde 2014, mas desde então o assunto separa indústria e teles. Os fabricantes querem combate ao mercado de celulares “piratas”, que, segundo a OCDE, são um em cada cinco aparelhos em uso no planeta. As operadoras temem o impacto, pois calculam que 1 milhão de celulares “irregulares” são incluídos nas redes a cada mês. 

A Superintendência de Planejamento e Regulamentação chegou a marcar 30 de junho como data inicial do bloqueio. Seguiram-se mais disputas abertas e veladas, e até uma guerra pública de notas com ataques mútuos das entidade de fabricantes e de operadoras. Feito um pedido formal pelas teles, a decisão saiu na semana passada, em 4/7. 

Em ofício enviado às operadoras, a Anatel avisou ter aceitado parcialmente o pleito ao adiar para 15 de setembro o início do processo de bloqueio. Significa que os aparelhos sem IMEI que entrarem nas redes a partir desta data receberão mensagens alertando para o problema e para a data-limite de 28 de novembro, quando devem ser efetivados as primeiras desconexões de aparelhos. 

“O número de celulares que poderiam ser bloqueados ainda não é conhecido. Mas a proposta em estudo prevê que somente serão desligados os aparelhos que forem ativados após o início de envio de mensagens pelas operadoras para os assinantes informando que os celulares são irregulares. O desligamento não prejudicará os usuários que de boa fé adquiriram tais aparelhos”, sustenta a Anatel, em nota divulgada nesta segunda, 10/7.


Em 10 dias, operadoras bloqueiam 1 em cada 344 celulares

Sistema que desabilita aparelhos sem identificação internacional IMEI bloqueou até aqui 37 mil celulares no Distrito Federal e em Goiás, menos de 0,3% do total.

Claro e TIM saem na frente na disputa por R$ 340 milhões em ativos da Cemig Telecom

Empresa promete ter o edital de venda pronto até o final de maio. É uma rara oportunidade para a aquisição de ativos de rede no País.

Operadoras começam a bloquear celulares piratas

Nesta terça-feira, 8/5, os telefones móveis sem IMEI válido habilitados a partir de 22/3 recebem as mensagens de que deixarão de funcionar na quarta-feira, 9/5. Os celulares comprados no exterior, desde que certificados na Anatel, vão continuar funcionando, avisa a agência reguladora.

Anatel volta a negar corte no preço na TV paga por exclusão dos canais Simba

Para agência, saída dos canais da Record, SBT e RedeTV! das grades de empresas de televisão por assinatura não é motivo para intervenção nos valores.

EUA e Brasil lideram fuga de assinantes na TV paga

Estudo com 14 países aponta, no entanto, que em oito deles as empresas estão conseguindo aumentar as receitas apesar da redução na base. O Brasil é um deles.

Telebras nomeia Roberto Pinto Martins para a diretoria

Martins, que já foi da Anatel e dos ministérios de Ciência e Tecnologia e das Comunicações, assume a diretoria técnico operacional.


Veja a revista do 61º Painel Telebrasil 2017
Revista do 61º Painel Telebrasil 2017
A edição de 2017 do Painel Telebrasil enfatizou a necessidade de atualização do modelo de telecomunicações e a definição de uma agenda digital para o País.

Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G