INTERNET

Rio, Brasília e mais sete cidades também ganham domínio exclusivo no .br

Convergência Digital* ... 10/07/2017 ... Convergência Digital

Mais nove cidades ganharam domínios exclusivos no .br. Conforme avisa o NIC.br, desde esta segunda, 10/7, começam a ser adotados endereços como ‘osasco.br’ e ‘bsb.br’ em um cronograma que vai até 7/8 com a liberação para uso do ‘rio.br’. 

Os domínios foram definidos a partir das sugestões da população por meio do sítio da Campanha Cidades .br, e serão disponibilizado no sítio do Registro.br ao longo dos meses de julho e agosto. “Os usuários poderão, por exemplo, registrar domínios como: ‘meunome.aju.br’, ‘minhaempresa.bsb.br’, ‘minhaideia.rio.br’ entre outras inúmeras opções para cada uma das cidades”, lembra o NIC.br.

O calendário dos novos domínios é o seguinte: 

10/7 - osasco.br - Osasco

13/7 - bsb.br - Brasília

17/7 - maceio.br - Maceió

20/7 - aju.br - Aracaju

24/7 - cuiaba.br - Cuiabá

27/7 - udi.br - Uberlândia

31/7 - natal.br - Natal

03/8 - riobranco.br - Rio Branco

07/8 - rio.br - Rio de Janeiro

A campanha do NIC.br recebeu cerca de 7,6 mil sugestões para as 46 cidades participantes em apenas dois meses de campanha, e contabiliza mais de 11 mil registros para os domínios de cidades criados e já disponibilizados, até aqui para as cidades de João Pessoa (“jampa.br”), Florianópolis (“floripa.br”), Porto Alegre (“poa.br”), Vitória (“vix.br”), Belém (“belem.br”), Recife (“recife.br”), Macapá (“macapa.br”), ABC Paulista (“abc.br”) e São José dos Campos (“sjc.br”). 

Outros 28 municípios, entre capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes ainda aguardam a definição de quais serão seus domínios exclusivos sob o “.br”. Os que tiverem maior repercussão e, consequentemente, um maior volume de sugestões, poderão ter seus domínios criados mais cedo. Brasileiros com mais de 12 anos de idade poderão enviar quantas sugestões desejarem. A chamada de sugestões segue no ar por tempo indeterminado pelo http://cidades.registro.nic.br/.

* Com informações do NIC.br


PL de Dados Pessoais tem de olhar para as pequenas e médias empresas

Equilíbrio deve ser a palavra-chave da legislação de forma a assegurar o desenvolvimento tecnológico. "Não temos só as grandes companhias", adverte Ciro Freitas, advogado da Pinheiro Neto.

Economia digital: 'Sem dados, regulamentação fica muito emocional'

A afirmação é do professor da FGV e ex-conselheiro e superintendente-geral do CADE, Carlos Ragazzo. Segundo ele, falta uma discussão estruturada sobre a regulamentação de novas tecnologias no país.

BRFibra: ISPs fazem o trabalho das operadoras, mas faltam backbones e sistemas DWDM

"Ter a fibra óptica no acesso não é tudo. Precisamos ter condições de distribuir as informações", observa o José Paulo Linné, presidente da BRFibra Telecomunicações.

Em 12 meses, internet fixa ganhou 1,5 milhão de novas conexões

A alta foi de 5,92% no período. Brasil tem 28,1 milhões de acessos ativos a internet fixa. Provedores Internet responderam por 66% dessas novas conexões.

PEC inclui acesso à Internet entre os direitos fundamentais

Medida, aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara Federal, será analisada por uma Comissão Especial a ser criada. Irá ainda a Plenário para votação.

Revista Abranet 22 . set/nov 2017
Veja a Revista Abranet nº 22 Reforma trabalhista: impactos para os ISPs. Conheça o novo cenário e saiba o que muda para as empresas de Internet. E mais: Os robôs chegaram pra valer; A incerteza dos 450 MHz; TIC Educação: o papel dos provedores.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G