SEGURANÇA

Mais de 100 mil brasileiros caem em novo golpe no WhatsApp usando McDonald´s

Convergência Digital* ... 14/06/2017 ... Convergência Digital

Uma falsa promoção prometendo um cupom no valor de R$ 70 na rede de restaurantes McDonald's é a nova armadilha aplicada por hackers no mundo digital para enganar usuários e causar prejuízo financeiros. De acordo com a PSafe, empresa brasileira especializada em segurança e performance mobile, o golpe está sendo compartilhado via WhatsApp e já afetou mais de 100 mil pessoas em menos de 24h.

Segundo especialistas da companhia, a rápida disseminação da falsa promoção está ocorrendo porque, para validar o suposto cupom, é solicitado que o usuário compartilhe o link do anúncio com outros 10 contatos pelo aplicativo de mensagens instantâneas.Ao seguir as orientações, o usuário é induzido a fazer o cadastro em sites maliciosos que efetuam cobranças indevidas ou a baixar apps falsos (que podem infectar o smartphone), deixando o aparelho do usuário vulnerável a outros tipos de crimes ou prejuízo financeiro.

Para enganar uma maior quantidade de pessoas, os cibercriminosos tiveram o cuidado de desenvolver o golpe com a mesma identidade visual de campanhas e promoções oficiais da rede de lanchonetes. Desta maneira, fica mais difícil o usuário perceber que se trata de uma falsa promessa. Até o momento, três domínios maliciosos envolvendo o golpe foram identificados. "Essa iniciativa adotada pelos hackers visa dificultar a identificação e bloqueio da armadilha" comenta Emilio Simone, gerente de Segurança da PSafe.

Ainda de acordo com o especialista, para não se tornar uma vítima de hackers, é importante que os usuários de smartphone consultem sempre páginas oficiais de empresas para se certificarem de que se trata de uma oportunidade verídica.  "O usuário deve estar atento a qualquer tipo de promoções exageradas que chegam por mensagens, checando sempre se a promoção é real. Além disso, é imprescindível que se tenha instalado um software de segurança com a função 'antiphishing'", finaliza.
 

 


Soluções de Segurança para a Sociedade
Não delegue a segurança cibernética apenas para a TI

Para mitigar os riscos com ataques hackers, toda a corporação precisa se unir, adverte Jun Goto, vice-presidente Sênior da NEC Corporation.

Corporações se unem contra ataques cibernéticos

Pelo acordo a ser assinado, grandes empresas de tecnologia prometem "proteção igualitária" a clientes contra o uso indevido de sua tecnologia. "Independente da nacionalidade, geografia ou motivação do ataque", asseguram. Entretanto, o comunicado do acordo não deixa claro quanto isso vai custar aos clientes.

NIC.br contrata plataforma para proteger centro de operações de ataques DDOs

Brasil foi o 5º país mais visado por esse tipo de ataque no ano passado. "Não se trata de ser ou não atacado. O ataque vai acontecer, o que precisa é estar preparado", diz o  Gerente de Sistemas do NIC.br, Marcelo Gardini.

Golpe de recarga grátis afeta mais de 20 mil pessoas em menos de 24 horas

Apenas no mês de abril, revela o laboratório especializado em cibercrime Dfnder Lab, foram bloqueados mais de 15 golpes diferentes envolvendo compartilhamento no WhatsApp.

Quadruplica o número de ataques DDoS originados por dispositivos IoT no Brasil

Foram mais de 220 mil reportados voluntariamente ao CERT.br no ano passado. Entidade diz ainda que parte dos ataques DDoS também foi originada por roteadores e modems de banda larga no Brasil, seja porque estavam comprometidos ou porque possuíam serviços mal configurados, permitindo amplificação de tráfego.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G