INTERNET

Com média de 6,8 Mbps, Brasil é 79º em velocidade da internet

Luís Osvaldo Grossmann ... 02/06/2017 ... Convergência Digital

O Brasil teve um bom desempenho e voltou a ganhar posições no ranking global de velocidade de conexões à internet, elaborado trimestralmente pela Akamai. O país teve média de 6,8 Mbps no primeiro trimestre de 2017, o que nos deixou em 79º nesse ranking – oito posições acima do relatório de dezembro de 2016, e 16 acima do 95º lugar que tinha há um ano. Segue, porém, abaixo da média global, que foi de 7,2 Mbps.

Segundo o levantamento, cresceu a proporção de acessos com mais de 4 Mbps, agora uma maioria de 63% de todas as conexões eram 52% em dezembro do ano passado, enquanto aquelas superiores a 10 Mbps chegaram a 18% (10% em dezembro) e as com mais de 15 Mbps a 5,8% (2,9%). 

Visto a partir do primeiro trimestre de 2016, esses avanços foram significativos: eram 44% das conexões acima de 4 Mbps; 3,8% mais de 10 Mbps e 1,1% mais de 15 Mbps, como destacado pelo relatório. “Na perspectiva anual, todos os países analisados viram aumentos nas taxas acima de 10 Mbps. Panamá e Brasil lideraram, com saltos de 270% e 381%, respectivamente.” O Brasil também é citado com “o maior aumento anual na adoção de taxas de 15 Mbps, com ganho de 451%”. 

O topo do ranking não mudou. A Coreia do Sul mantém a liderança com 28,6 Mbps, seguida pela Noruega (23,5 Mbps), Suécia (22,5), Hong Kong (21,9), Suíça (21,7), Finlândia (20,5 Mbps), Cingapura (20,3), Japão (20,2), Dinamarca (20,1) e Estados Unidos (18,7). 

Na internet móvel, a média brasileira no primeiro trimestre de 2017 ficou em 5,2 Mbps – eram 4 Mbps no fim de 2016 e 3,4 Mbps há um ano. Segundo o relatório, nesse território a variação vai dos 2,8 Mbps medidos na Venezuela aos 26 Mbps do Reino Unido.

O relatório completo pode ser conferido aqui


ICANN dá vitória à Amazon na briga de domínio com os governos do Brasil e do Peru

Três anos depois de perder a primeira batalha, a provedora conseguiu uma revisão do processo na ICANN e recuperou o dominio .Amazon.

Justiça de São Paulo pune cliente e advogado por 'má-fé' no WhatsApp

Juíza da 13ª Vara do Trabalho de São |Paulo impôs uma multa de R$ 4 mil por réus descreverem vínculo de emprego e jornada de trabalho “muito superiores à realidade”.

Minas Gerais e Rio Grande do Sul são os estados que mais crescem na banda larga fixa

Segundo a Anatel, em maio, o serviço somava 27,46 milhões de assinantes. Em 12 meses, houve a adição de 1,4 milhão de acessos à base nacional.

ANCINE adia cobrança de imposto para publicidade na Internet

Agência Nacional do Cinema decidiu prorrogar por 90 dias a entrada em vigor da IN 134, que determinava a obrigação de registro e recolhimento de CONDECINE na Web. Medida entraria em vigor esta semana.

PROTESTE relança velocímetro que mede a velocidade da Internet fixa

De acordo com a Associação, 40% das pessoas entrevistadas em pesquisa disseram receber menos velocidade do que a contratada.

Revista Abranet 21 . junho/agosto 2017
Veja a Revista Abranet nº 21 Convenção Abranet 2017 reuniu provedores de Internet na Bahia para debater não apenas o mercado, mas também a atual situação do Brasil.
Veja também: Oportunidades no Wi-Fi; A revolução do blockchain; WannaCry para a Internet e muito mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G