INTERNET

Estado quer saber onde deve ou não atuar na Internet das Coisas

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 31/05/2017 ... Convergência Digital

Uma nova consulta pública para a elaboração do Plano Nacional de Internet das Coisas será lançada no dia 05 de junho para identificar as demandas e as ofertas existentes no Brasil para o segmento, revela o diretor de Indústria, Ciência e Tecnologia do MCTIC, José Gontijo. Outras cinco mini consultas públicas serão realizadas até agosto.

Segundo o especialista, uma discussão relevante, hoje, é saber onde o Estado deve ou não atuar. "Precisamos tratar de questões importantes como proteção aos dados, segurança da Informação. Toda a forma de implementar Internet das Coisas precisa de atenção por conta dos níveis de criticidade", pondera Gontijo, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante a 17ª edição da Rio Wireless, realizada nesta terça-feira, 30/05, no Rio de Janeiro.

O governo descarta a ideia que o projeto não esteja considerando a opinião de todos os segmentos. "Esse plano está sendo preparado com a participação de todos os mercados. O ecossistema está tendo a possibilidade de dar suas opiniões". Assistam a entrevista.


Com 100 Acórdãos, STJ começa a firmar jurisprudência sobre internet no Brasil

Levantamento reúne decisões que tratam de disputas sobre responsabilidade, remoção e indenização por conteúdos postados na rede. 

Começa processo de leilão para 186 endereços ‘.br’

Primeira lista inclui domínios como nao.com.br, chope.com.br e zico.com.br. Outros 500 endereços na internet brasileira estão na fila. Lance mínimo e de R$ 50. 

Tristeza triplica uso de apps e redes sociais

Pesquisa com 200 mil usuários de iPhones sugere que o tempo de uso ‘feliz’ do Facebook é de 22 minutos por dia, em média, enquanto ‘infeliz' chega a 59 minutos. No Netflix, proporção é de 39/81 minutos.

Proteste recorre sobre ‘zero rating’ e diz que Cade não ouviu CGI.br ou Senacon

Para entidade, órgão antitruste encerrou investigação baseado nas alegações da Anatel e do MCTIC, sem ouvir os outros fiscais do Marco Civil da Internet. 

Acesso à Internet está presente em 54% dos domicílios do Brasil

Desigualdade ainda é muito forte e classes C, D e E se ressentem do preço cobrado pelo serviço, revela estudo TIC Domicílios, divulgado pelo CGI.br.

Revista Abranet 21 . junho/agosto 2017
Veja a Revista Abranet nº 21 Convenção Abranet 2017 reuniu provedores de Internet na Bahia para debater não apenas o mercado, mas também a atual situação do Brasil.
Veja também: Oportunidades no Wi-Fi; A revolução do blockchain; WannaCry para a Internet e muito mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G