INCLUSÃO DIGITAL

Queda de balão de projeto de banda larga Google assusta moradores no Piauí

Convergência Digital* ... 07/04/2017 ... Convergência Digital

A queda de mais um balão do Projeto Loon, para levar banda larga para regiões mais remotas, conduzidos pelo Google, assustou moradores da zona rural de São João da Serra, Norte do Piauí, na noite dessa quarta-feira, 05/04. Segundo o major da Polícia Militar, Etevaldo Alves, o equipamento sobrevoava a cidade, quando bateu em um morro e causou uma forte explosão.

Em nota oficial,encaminhada ao portal G1, a X, empresa pertencente a Alphabet que também é responsável pelo Google, diz ainda que não houve queda e nem explosão, mas sim uma descida programada. "Após uma rotina de pesquisa e testes de voo, coordenamos com o controle de tráfego aéreo local o gerenciamento da descida segura e lenta do balão na cidade São João da Serra, Norte do Piauí", diz a nota.

"Os moradores ficaram apavorados, achando que era uma avião caindo. Era umas 20h e no momento do acidente chovia muito em São João da Serra. A equipe da polícia teve dificuldade para entrar na mata e também porque o local é bastante montanhoso. Felizmente, não houve feridos ou danos maiores", relatou o major. A X informou ainda que uma equipe de resgate treinada já está a caminho para levar o balão de volta para os laboratórios da empresa na Califórnia, onde engenheiros poderão pesquisar mais sobre o seu voo.

No dia 17 de fevereiro, um outro balão semelhante caiu na zona rural de Buriti dos Montes, que fica na mesma região de São João da Serra. Segundo Etevaldo Alves, na época a empresa do Google apenas recolheu o equipamento no dia seguinte e falou que se tratou de um pouso e não queda. Também em fevereiro, a queda de um mesmo balão do projeto foi registrada na cidade de Autazes, no Amazonas, sem registro de feridos.

O projeto Loon é uma tecnologia experimental de acesso à internet por meio de balões que voam carregados pelo vento em uma altitude duas vezes maior àquela em que operam os aviões comerciais. Os balões podem enviar sinais de acesso à internet para o solo a uma velocidade similar ou até maior à das redes 3G atuais.

Os primeiros testes do Google no país aconteceram no dia 28 de maio de 2014 em Campo Maior, Norte do Piauí, onde foram lançados dois balões. Um dos balões deu acesso LTE (Long Term Evolution, que significa 'Evolução a Longo Prazo') à internet para a Escola Linoca Gayoso Castelo Branco, zona rural da cidade. Durante uma hora, os alunos da unidade tiveram pela primeira vez aula conectados à rede.

À época, o representante do Google no Brasil explicou que após os testes os balões foram desativados e apenas os cinco lançados em Teresina ficariam sobrevoando a estratosfera, de acordo com o vento, durante o período previsto de 100 dias. Os balões do projeto Loon têm um diâmetro de 15 metros. Eles são feitos de um plástico muito fino com três milímetros de espessura e são de material biodegradável. Acompanham um painel solar que fornece energia para os sistemas eletrônicos, uma caixa no qual inclui rádios, antenas, um computador de voo e um sistema de controle de altitude.

* Com informações do G1


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Dois anos depois, só Sky tem estações licenciadas para uso de sobras de 2,5 GHz

Das 110 empresas que compraram lotes em dezembro de 2015, 89 concluíram o procedimento de outorga, mas pate já está pedindo à Anatel mais prazo para entrar em operação. 

França vai banir celulares em escolas a partir de 2018

Anúncio foi feito pelo ministro da educação do país, Jean-Michel Blanquer. Medida valerá para estudantes menores de 15 anos. 

Unicef alerta que acesso à internet só pelo smartphone amplia fosso digital

Para entidade, aparelhos móveis não podem ser considerados substitutos equivalentes porque restringem o tipo e a qualidade do conteúdo acessível. 

Telebras vai assumir Gesac por cinco anos e R$ 663,5 milhões

Estatal já garantiu o contrato por inexigibilidade de licitação, conforme publicado nesta sexta, 8/12, no Diário Oficial. Meta será conexão de 15 mil pontos com acessos de 10 Mbps. 

Telebras prevê comprar 200 mil antenas para oferecer internet via satélite

“É o que a gente vai deixar. Caso as empresas não queiram em determinado lugar, o Decreto 7175/2010 permite que a Telebras faça diretamente”, afirmou o diretor técnico da estatal, Jarbas Valente, em audiência na Câmara. 

PNAD 2016: celular quase encosta em TVs nos lares brasileiros

Pesquisa do IBGE mostra que, em 2016, em 92,3% dos domícilios pelo menos um morador possuía um telefone celular. As TVs estão presentes em 97,4% dos domícilios. O acesso à Internet chegou a 63,6% dos domicílios, com o celular ganhando fácil dos PCs e tablets. 



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G