INCLUSÃO DIGITAL

Banda larga via satélite terá faixas exclusivas de espectro

Luís Osvaldo Grossmann ... 06/04/2017 ... Convergência Digital

A oferta de banda larga fixa via satélite terá fatias exclusivas de espectro no Brasil. A Anatel decidiu nesta quinta, 06/04, reservar as faixas de 18,1 a 18,6 GHz e 27,9 a 28,4 GHz a redes do serviço fixo por satélite – o que na prática garante 2,5 GHz para descida, e 3 GHz para subida a esse tipo de aplicação. 

“As novas gerações de satélites estão revolucionando conceitos de velocidade, capacidade e latência. O preço do gigabit por segundo também cai significativamente e o número de satélites que cobrem o Brasil com banda Ka vai crescer significativamente. Oito deles estarão em operação até 2020”, ressaltou o relator da proposta, conselheiro Leonardo de Morais. 

Além do avanço tecnológico desse setor – a americana ViaSat já anunciou que em 2019 terá satélites capazes de alcançar 1 Tbps de velocidade – a decisão da agência também levou em consideração a grande disparidade de acesso à internet no Brasil, sejam por fossos regionais ou socioeconômicos. “O satélite pode mitigar essa disparidade, seja por oferta direta ao consumidor ou de capacidade para redes de transporte”, destacou o relator. 

A proposta original da área técnica da Anatel queria avançar ainda para outro ponto importante, o custo. A ideia era reduzir o Fistel para as pequenas antenas receptoras, ou Vsats, no jargão do setor. O plano não prosperou porque o Fistel é, afinal, definido em lei – e portanto apenas uma mudança na lei pode mexer no valor.

Não se trata de um impacto trivial. Enquanto o Fistel sobre um aparelho celular é de pouco menos de R$ 27, a mesma taxa sobre as Vsats custa R$ 201. “A área técnica bem que tentou, mas resta o problema do Fistel. Claro que isso vai ser um problema, pois hoje as taxas utilizadas inviabilizam o serviço satelital ser popularizado”, afirmou o presidente da Anatel, Juarez Quadros.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Em São Paulo, 99,6% dos domicílios já assistem TV Digital

Para quem coordena a transição digital, números são evidência de que os brasileiros rapidamente se adaptam ao fim das transmissões analógicas. 

AGU diz no STF que Telebras pode vender capacidade do satélite a terceiros

Para a Advocacia Geral da União, estatal reservou parte da capacidade para atender o PNBL e o restante será oferecido ao mercado de forma isonômica. “Cessão não tira responsabilidade da Telebras gerir o sistema”, sustenta.

Plano nacional de Conectividade, o ex-PNBL, não acontece sem dinheiro privado

Secretário do MCTIC, André Borges, sinaliza que o projeto será detalhado ao mercado até o final de junho, mas adverte: "O PL 79 precisa ser aprovado. Ele é o estímulo de investimento."

Em São Paulo, 95% dos domicílios já tem sinal digital

Dados são de pesquisa realizada pelo IBOPE na capital paulista e nos 38 municípios vizinhos. No total, a região conta com 7,2 milhões de domicílios. O índice mínimo para o desligamento era de 90%.

Anatel disponibiliza lista de municípios com backhaul

Ideia da agência reguladora é manter uma base de dados atualizadas dos provedores de acesso banda larga. Hoje, segundo os dados, 3225 municípios têm backhaul.

Queda de balão de projeto de banda larga Google assusta moradores no Piauí

Moradores relatam forte explosão na zona rural de São João da Serra, no norte do estado. Empresa, por sua vez, diz que não houve queda nem explosão, mas uma descida programada. Polícia da cidade, no entanto, diz que os moradores ficaram apavorados e tiveram a sensação de um 'avião caindo'.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G