SEGURANÇA

Europol e FBI anunciam fim de botnet que infectou 800 mil páginas da internet

Luís Osvaldo Grossmann ... 01/12/2016 ... Convergência Digital

A Europol e o FBI anunciaram nesta quinta, 1o/12, o fim de uma operação de quatro anos que conseguiu encerrar uma botnet capaz de controlar mais de 500 mil computadores ao redor do mundo diariamente, chamada de Avalanche. Os prejuízos só na Alemanha, onde a investigação começou em 2012, passam de R$ 22 milhões – mas a polícia afirma que vítimas foram identificadas em 180 países. 

“A rede Avalanche era usada como plataforma de distribuição para lançar e gerenciar ataques globais em massa de malwares e campanhas de recrutamento de ‘mulas’ [que transferem dinheiro ilegal em operações de ‘lavagem’]”, diz a Europol em comunicado

A rede enviava mais de 1 milhão de e-mails com anexos ou links prejudiciais e segundo a polícia é responsável por 20 famílias diferentes de malwares (como goznym, marcher, matsnu, urlzone, xswkit ou pandabanke). Para derrubá-la, as investigações se espalharam por 30 países. 

Na operação anunciada nesta quinta, cinco pessoas foram presas e 39 servidores foram capturados, enquanto outros 221 foram colocados off-line a partir de notificações aos serviços de hospedagem. Mais de 800 mil domínios na internet foram também sequestrados, pois todos estavam infectados. 

O ponto inicial das investigações foi um ataque de ransomware na Alemanha, em 2012, por meio do Windows Encryption Trojan, que infectou milhares de máquinas e permitiu acesso a dados bancários e senhas. A partir daí, os criminosos conseguiam fazer transferências bancárias. 


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Porto de Fortaleza fica refém de ataque hacker

Ataque ransomware pegou sistemas administrativos internos, servidores de email e neste momento muitos controles estão sendo feitos a mão. Invasão foi identificada na segunda-feira, 28 de outubro, segundo informa o site CISO Advisor.

Brasil possui quase 56 mil URLs maliciosas

Mais de 1 milhão de brasileiros foram impactados, de acordo com o relatório Fast Facts, da Trend Micro. País ocupa a 15ª posição no ranking dos países mais atingidos por URLs maliciosas.

Mais de 60% das empresas sofrem incidentes de segurança semanais

Pesquisa realizada no Brasil, EUA e Alemanha também aponta que há perdas financeiras em 50% dos casos. 

Sistemas sem suporte rodam em mais de 40% dos PCs

Pesquisa da empresa de segurança Kaspersky diz que mais popular é Windows 7, que ficará sem suporte em três meses. Grandes, pequenas e microempresas continuam usando versões como XP ou Vista. 



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G