SEGURANÇA

Europol e FBI anunciam fim de botnet que infectou 800 mil páginas da internet

Luís Osvaldo Grossmann ... 01/12/2016 ... Convergência Digital

A Europol e o FBI anunciaram nesta quinta, 1o/12, o fim de uma operação de quatro anos que conseguiu encerrar uma botnet capaz de controlar mais de 500 mil computadores ao redor do mundo diariamente, chamada de Avalanche. Os prejuízos só na Alemanha, onde a investigação começou em 2012, passam de R$ 22 milhões – mas a polícia afirma que vítimas foram identificadas em 180 países. 

“A rede Avalanche era usada como plataforma de distribuição para lançar e gerenciar ataques globais em massa de malwares e campanhas de recrutamento de ‘mulas’ [que transferem dinheiro ilegal em operações de ‘lavagem’]”, diz a Europol em comunicado

A rede enviava mais de 1 milhão de e-mails com anexos ou links prejudiciais e segundo a polícia é responsável por 20 famílias diferentes de malwares (como goznym, marcher, matsnu, urlzone, xswkit ou pandabanke). Para derrubá-la, as investigações se espalharam por 30 países. 

Na operação anunciada nesta quinta, cinco pessoas foram presas e 39 servidores foram capturados, enquanto outros 221 foram colocados off-line a partir de notificações aos serviços de hospedagem. Mais de 800 mil domínios na internet foram também sequestrados, pois todos estavam infectados. 

O ponto inicial das investigações foi um ataque de ransomware na Alemanha, em 2012, por meio do Windows Encryption Trojan, que infectou milhares de máquinas e permitiu acesso a dados bancários e senhas. A partir daí, os criminosos conseguiam fazer transferências bancárias. 


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

TSE convoca profissionais de TI para testar segurança das urnas eletrônicas

Evento ocorrerá no período de 25 a 29 de novembro, na sede do TSE, em Brasília. Inscrições vão, agora, até o dia 22 de setembro.

Mais de 70% das empresas vão terceirizar adequação à LGPD

Sem tempo para preparar os seus profissionais, 72% das empresas ouvidas em pesquisa da Serasa Experian sustentam que vão ao mercado buscar profissionais para fazer a adequação dos sistemas à LGPD, que entra em vigor em 2020.

Governo: LGPD vai reavaliar o uso e o tratamento de dados

Para o coordenador geral do Centro de Tratamento de Incidentes de Redes de Governo, major Democlydes Carvalho, assim como o trânsito se tornou mais civilizado com a regulação, o mesmo vai acontecer com a segurança de dados a partir da vigência da Lei de Dados Pessoais.

LGPD: 'Invistam o máximo possível capacitação", aconselha especialista

Para o diretor de governança do Imperial College de Londres, Okan Kibaroglu, organizações, públicas ou privadas, precisam de um despertar generalizado para a proteção de dados.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G