SEGURANÇA

Política Nacional de Segurança da Informação não vai coibir o uso da Internet

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 29/11/2016 ... Convergência Digital

Milhares de ataques acontecem semanalmente às redes do governo federal no Brasil e há uma mobilização para se criar uma Política Nacional de Segurança da Informação, nos moldes do realizado para a elaboração do Marco Civil da Internet, revelou o coronel Arthur Sabbat, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, durante o Painel Telebrasil 2016.

Segundo Sabbat, se trabalha para liberar uma consulta pública sobre o tema a partir de março de 2017 para se ter um projeto de lei para ser enviado ao Congresso Nacional, se possível, no segundo semestre do próximo ano. "Educação, Ciência e Tecnologia, Governança, Defesa estão nesta política. Mas ela não será feita apenas pela GSI. A consulta pública será para todos", pontua. Telecomunicações é infraestrutura crítica e ela será trabalhada de forma detalhada, acrescenta o coronel.

A proposta da Política Nacional de Segurança da Informaçaõ não é coibir ou vetar o uso da internet, garante o coronel Arthur Sabbat. Ele se mostra preocupado com o avanço da Internet das Coisas, Big Data e cloud computing. Assistam a entrevista.


Soluções de Segurança para a Sociedade
Não delegue a segurança cibernética apenas para a TI

Para mitigar os riscos com ataques hackers, toda a corporação precisa se unir, adverte Jun Goto, vice-presidente Sênior da NEC Corporation.

Golpe do 14º salário no WhatsApp atinge 770 mil brasileiros

Os golpistas pedem para o usuário conferir se tem direito a um dinheiro extra.

TSE fecha acordo de cooperação em TI com a Sociedade Brasileira de Computação

Acordo é abrangente e pode abordar tanto a segurança da urna eletrônica como questões internas de informática do Tribunal. 

Guerra cibernética passa a ter mesmo status de armas atômicas nos EUA

Comando Cibernético foi elevado em decisão anunciada por Donald Trump e com o propósito de "enfatizar o desenvolvimento de armas cibernéticas para impedir ataques, punir intrusos e enfrentar adversários".

STF autoriza extradição de hacker que teria fraudado US$ 4,85 milhões nos EUA

Tribunal deferiu pedido do governo dos Estados Unidos para extraditar Michael Knighten, que seria integrante de um grupo de criminosos cibernéticos autodenominado Techie Group.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G