SEGURANÇA

Política Nacional de Segurança da Informação não vai coibir o uso da Internet

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 29/11/2016 ... Convergência Digital

Milhares de ataques acontecem semanalmente às redes do governo federal no Brasil e há uma mobilização para se criar uma Política Nacional de Segurança da Informação, nos moldes do realizado para a elaboração do Marco Civil da Internet, revelou o coronel Arthur Sabbat, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, durante o Painel Telebrasil 2016.

Segundo Sabbat, se trabalha para liberar uma consulta pública sobre o tema a partir de março de 2017 para se ter um projeto de lei para ser enviado ao Congresso Nacional, se possível, no segundo semestre do próximo ano. "Educação, Ciência e Tecnologia, Governança, Defesa estão nesta política. Mas ela não será feita apenas pela GSI. A consulta pública será para todos", pontua. Telecomunicações é infraestrutura crítica e ela será trabalhada de forma detalhada, acrescenta o coronel.

A proposta da Política Nacional de Segurança da Informaçaõ não é coibir ou vetar o uso da internet, garante o coronel Arthur Sabbat. Ele se mostra preocupado com o avanço da Internet das Coisas, Big Data e cloud computing. Assistam a entrevista.


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
CredDefense economiza R$ 1 bilhão com reconhecimento facial

Plataforma brasileira de detecção de fraude, que reúne informações de mais de 130 empresas, implementou as soluções de reconhecimento facial da NEC para mapear as características faciais do consumidor, com a análise de foto de documento quando ele faz um cartão de loja. Redução nas fraudes superou a casa dos 90%.

MPDF abre investigação sobre vazamento de 2 milhões de dados de clientes da C&A

Segundo o Ministério Público do Distrito Federal, a própria empresa admitiu ter sido alvo de um ciberataque no Brasil. Entre as informações vazadas estariam o número do CPF, e-mail, valor adquirido e outros.

Gastos globais com segurança vão crescer 12,4% em 2018

Questões relacionadas à privacidade puxam investimentos, que vão passar de R$ 450 bilhões.

Os robôs já chegaram ao centro de operações de Segurança

Mas eles nunca vão substituir os homens na resposta aos incidentes, mesmo com o uso de certas técnicas de inteligência artificial. "Há um exagero muito grande com o uso dessa tecnologia", adverte o vice-presidente de pesquisas do Gartner, Augusto Barros.

Governo lidera e 40% dos sites brasileiros não são seguros

Levantamento feito pela BigData Corp, a pedido da Serasa, indica que pelo menos 7,2 milhões de endereços não possuem certificado de criptografia SSL. Percentual é alto mesmo em sites que fazem transações financeiras.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G