INCLUSÃO DIGITAL

Se não usar o FUST para a banda larga, governo vai enfrentar a Justiça

Ana Paula Lobo e Rodrigo dos Santos* ... 14/11/2016 ... Convergência Digital

Até dezembro, o novo plano nacional de Banda Larga será divulgado pelo governo, revelou o diretor do departamento de banda larga da secretaria de Telecomunicações do MCTIC, Artur Coimbra, ao participar do IX Seminário TelComp, realizado no dia 08/11, em São Paulo.

"Ele (o plano banda larga) vai priorizar levar a cobertura de telefonia móvel para cerca de 2 mil municípios que ainda não têm o serviço", disse Coimbra. "Vamos lidar entre o factível e o ideal. Precisamos de instrumentos mais republicanos e duradouros para resolver os problemas de longo prazo. E digo: Não há como abrir mão do FUST e já avisamos às autoridades econômicas", completou o executivo do MCTIC.

Coimbra deixou claro que com a mudança de concessão para autorização, com o avanço do PL 3453 no Congresso Nacional, não haverá como o Estado impor metas às operadoras. E mais: O FUST corre o risco de ser questionado judicialmente, uma vez que não será mais uma concessão pública e as teles podem se negar a fazer a contribuição.

"O melhor a fazer é destinar o FUST para a sua destinação real". Coimbra também falou sobre o banda larga nas escolas. "A velocidade é muito baixa e precisa mudar e há um plano sendo desenhado com o Ministério da Educação". Assistam a apresentação.


Viasat alega que TCU já atestou legalidade do contrato com Telebras

Para empresa americana, agravo contra o acordo movido pela Procuradoria Geral da República é baseado em mal entendidos.

America Net: Programa WiFi Livre SP une risco e oportunidade de negócios

Operadora investirá R$ 20 milhões na iniciativa e aposta que o retorno virá com a exposição da marca junto aos assinantes, revela o vice-presidente, José Luiz Pelosini. America Net vai ter 619 pontos de acesso WiFi gratuito público na capital paulista.

Um terço das casas no Brasil usam antenas parabólicas

Segundo o IBGE, são 23 milhões de domicílios, bem espalhados pelo país. Isso revela o problema que a Anatel terá para mitigar as interferências e liberar a faixa de 3,5GHz para o 5G.

Internet chega a 3 de cada 4 domicílios no Brasil

Nas mãos de 84% dos brasileiros, o celular é o típico aparelho para uso da rede. Mas as conexões fixas já alcançam 73% dos lares do país, conforme dados da PNAD Contínua TIC 2017, do IBGE. Mas quase 30% da população ainda acha que o acesso à Internet é caro.

Viasat: TCU controla viabilidade de acordo com Telebras

Segundo a vice presidente da empresa, Lisa Scapone, a demanda existe e pode ser medida pelo Gesac, mas operação comercial no Brasil depende dos ajustes no contrato para uso do satélite nacional.

Anatel indica que banda larga móvel pode ficar com sobras da TV Digital

“Edital tinha dois objetivos: a transição do sistema de TV digital e o desenvolvimento da banda larga móvel no país”, afirma presidente da agência, Leonardo de Morais. Saldo chega a R$ 877 milhões.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G