Clicky

INOVAÇÃO

App brasileiro disputa final de concurso global de inovação

Convergência Digital* ... 23/09/2016 ... Convergência Digital

Um aplicativo brasileiro - o Zumpy, caronas de verdade - foi selecionado e está entre os sete finalistas da edição 2016 do concurso WITSA Emerging Digital Solutions (WEDS), que premia as soluções mais inovadoras e que obtiveram desempenho elevado e potencial para serem replicadas em outras regiões. Os selecionados de 2016 irão expor suas criações durante a programação do WCIT Brasil (Congresso Mundial de Tecnologia da Informação), principal evento do setor de Tecnologia da Informação do mundo, que acontece de 3 a 5 de outubro, em Brasília, numa edição inédita na América do Sul.

“No prêmio, identificamos talentos e soluções que têm potencial para ser o próximo grande sucesso da TI global. É nosso intuito colocar esses empreendedores em contato direto com interessados em utilizar ou investir em novas ideias, de forma a ampliar o impacto positivo das tecnologias para a sociedade global”, explica Humberto Ribeiro, conselheiro da Memora e idealizador da proposta. Conheça os vencedores:

1. Zumpy - Caronas de verdade (Brasil)
O aplicativo de caronas funciona como uma rede social que cria rotas entre motoristas e quem precisa de locomoção, com o objetivo de diminuir a quantidade de carros nas ruas, melhorando a qualidade do ar nas grandes cidades. Integrado às Redes Sociais, os assinantes ganham pontos que podem ser trocados por milhas.

2.Eyeware Assist (Suíça)
O software possibilita o uso do computador por pessoas com mobilidade limitada, como os tetraplégicos, possibilitando a inclusão dessas pessoas em atividades profissionais e pessoais até então impossíveis. A tecnologia é baseada em movimentos de cabeça e gestos faciais. É uma ferramenta mais acessível e sustentável do que outras soluções hoje existentes, além de ser de mais fácil difusão.

3.CommandWear (Canadá)
A tecnologia utiliza dispositivos móveis para melhoria dos serviços de socorro e segurança pública. Por meio de aparelhos vestíveis (wearables), é possível mapear locais de riscos e desastres, orientando os profissionais de campo que atuam em situações de emergência, integrados a bases de comando de forma mais efetiva e inteligente.

4.Synergy Social Protection Information System (EUA)
A plataforma foi desenvolvida para a unificação, administração e implementação de programas de distribuição de renda, sendo utilizada pelo governo de países para administrar suas ações. Aprimora a eficiência de programas sociais, ao passo em que agrega maturidade de governança a esses.

5.RaceIQ Dual Crypto Module Automotive C-Sec Platform (EUA)
Plataforma digital de segurança para o mercado automotivo que combate hackers, malwares e vírus de forma a eliminar falhas em softwares de carros autônomos (que funcionam sem motorista) ou veículos com suporte digital ao motorista.

6.Uru (EUA)
É uma solução inteligente para publicidade não-intrusiva em vídeos online. A tecnologia mapeia os locais do vídeo onde propagandas contextuais podem ser posicionadas sutilmente, sem incomodarem o espectador. É um recurso com potencial para impulsionar todo o mercado de publicidade mundial.

7.Localz (Armenia)
O ambiente online funciona com uma rede social que une turistas e nativos, transformando-os em guias de turismo local, promovendo o contato do visitante com a real cultura da região. Aprimora a experiência de turistas, bem como cria oportunidades de mercado a empreendedores locais de diversas regiões do planeta com potencial turístico inexplorado.

Os vencedores vão estar presentes no WCIT 2016, evento que acontecerá de 03 a 05 de outubro, em Brasília. Ao longo dos três dias, serão ministradas palestras com grandes nomes do universo da Tecnologia da Informação, como Vint Cerf, vice-presidente e chief evangelist of Internet do Google, considerado o “pai da internet”.  Outras atrações importantes são:

• Mukhisa Kituyi, secretário geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), à frente do painel “Alinhando o Estágio Global”;
• Prof. Soumitra Dutta, responsável pelo Ranking Global de Inovação do Fórum Econômico Mundial; e
• Tony Scott, CIO da Casa Branca e do Governo Federal americano;
• George Newstrom, presidente do Grupo Dell Services Federal Government, Inc.
Veja toda a programação no link: www.wcit2016.com.br/schedule.


Cloud Computing
Tomada de decisão de compras ainda é feita com análise manual de dados

Pesquisa mostra que medida é usada por 49% dos gestores ouvidos em 21 países, inclusive no Brasil. Quase 80% dos entrevistados admitiram ainda não terem uma visão clara, automática e em tempo real das despesas em geral.

No Brasil, 75% confiam mais em robôs que em humanos em questões financeiras

Estudo  indica que os brasileiros confiam mais na inteligência artificial do que neles mesmos para cuidar de dinheiro. 

Lei de Informática: governo faz ajustes que facilitam incentivos à pesquisa

Decreto recupera contabilização de dispêndios até março do ano seguinte e permite regime distinto, trimestral ou anual, por diferentes unidades do mesmo grupo. 

Câmara aprova marco legal das startups

Entre as inovações, empresas iniciantes poderão ser beneficiadas por regras diferenciadas de agências regulatórias como a Anatel. Texto vai ao Senado.

Ericsson processa Samsung por patentes em briga de até R$ 900 milhões

Impacto faz parte da projeção da fabricante sueca no lucro com royaltes que pode deixar de receber no trimestre.  Essa não é a primeira batalha entre as empresas. Em 2012, a Samsung pagou US$ 650 milhões à Ericsson.

Huawei: setor elétrico tem de priorizar cibersegurança para evitar apagões

Flávio Hott, gerente de produto para Energia da fabricante, disse ainda que smart grids em 4G, e depois no 5G, são investimentos efetivos para melhorar o desempenho operacional das redes.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G