INTERNET

Idec quer saber como o brasileiro reage ao compartilhamento de dados entre o Whatsapp/Facebook

Convergência Digital ... 09/09/2016 ... Convergência Digital

Uma pesquisa lançada pelo IDEC tenta medir a opinião dos brasileiros sobre os novos termos de uso do Whatsapp – que a partir de agora vai compartilhar os dados os usuários com o Facebook. A pesquisa é por meio do site da entidade de defesa dos consumidores e em seis perguntas busca subsidiar reunião com a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça sobre o assunto. 

Entre as questões, se os usuários entenderam o que significa a mudança na política do aplicativo; se aprovam; e quantos já concordaram – o Whatsapp avisou que deixaria aberta por 30 dias a opção de não compartilhar dados. 

“A nova política contraria a promessa original da empresa de não coletar dados dos usuários, e tem sido criticada no mundo todo por quebra de expectativa legítima do consumidor”, sustenta o Idec. De fato, ONGs e órgãos de proteção de dados pessoais nos EUA e na Europa reclamaram e avisaram acompanhar de perto os impactos do compartilhamento de dados. 

O argumento de que a mudança contraria a promessa é pelo compromisso de manter a política de privacidade dos usuários quando da aprovação da compra do aplicativo pela rede social, em 2014, pelas autoridades dos EUA. 


Revista Abranet 31 . maio-julho 2020
Veja a Revista Abranet nº 31
A pandemia da Covid-19 fez a rotina mudar num piscar de olhos. E coube à internet mostrar a sua força. O aumento significativo do tráfego de dados por conta do teletrabalho e do isolamento social foi uma realidade assustadora. Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

LGPD: Anatel cria página para explicar quais dados são coletados de usuários de telecom

Segundo agência, dados podem ser compartilhados com as operadoras quando houver reclamação junto ao regulador, com órgãos públicos ou em ações de órgãos de controle ou juidiciais, para realização de estudos, etc. 

Sebrae e Magazine Luiza planejam treinar 100 mil PMEs para vendas online

Programa oferece cursos de transformação digital e já capacitou 1,5 mil pequenas e médias empresas. Iniciativa abre frente para participação em marketplaces.

Facebook lança ferramenta para remoção de imagens com direito autoral

Sistema, que já funciona para músicas e vídeos, vale também para postagens no Instagram. 

80% das vendas corporativas serão digitais até 2025

Nos próximos cinco anos, um aumento exponencial nas interações digitais entre compradores e fornecedores quebrará os modelos de vendas tradicionais. Quase 40% dos compradores preferem experiência sem vendedor.

Em parceria com CGI.br, USP cria cátedra de Internet

O acordo de 5 anos também prevê seminários, debates, publicações. CGI.br destinará R$ 2,5 milhões para bolsas de estudo e atividades. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G