‘Internet ilimitada acabou mesmo’, insiste Rezende ao se despedir da Anatel

Luís Osvaldo Grossmann ... 22/08/2016 ... Convergência Digital

Calejado pelos quase cinco anos à frente da Agência Nacional de Telecomunicações, João Rezende deixa o posto por vontade própria na próxima semana, mas  sustenta a posição que o colocou como alvo de consumidores no passado recente: a venda de planos ‘ilimitados’ de acesso a internet “acabou mesmo”. 

É uma lógica sustentada pelo que entende ser dever do regulador, zelar pela saúde do mercado. Nessa linha, segue a cartilha das operadoras ao afirmar que a venda de conexões à rede por tarifas ‘flat’ favorece os maiores consumidores, em prejuízo de quem usa menos. 

Mas em que pese a celeuma dos últimos meses, internet mal é mencionada no balanço que Rezende faz dos 57 meses em que presidiu à Anatel, conta que o coloca à frente tanto do antecessor Ronaldo Sardenberg (52 meses) como do pioneiro Renato Guerreio (53 meses). No máximo, lembra dos leilões (2,5 GHz e 700 MHz) voltados à oferta de ‘banda larga móvel’.

Ele gosta mesmo de ser lembrado pelas medidas de transparência adotadas ao longo desse período, em especial a abertura das reuniões, com transmissão ao vivo pela internet. Ou pela memória do que foi o ápice de popularidade do regulador nesse mesmo intervalo: a suspensão da venda de chips em 2012. Para Rezende, o resultado foi favorável por ter forçado investimentos que levaram à queda de 1,2 mil para 300 no número de municípios com indicadores "críticos" de qualdiade.

O balanço lembra, ainda, da guinada regulatória para o atacado, com o Plano Geral de Metas de Competição e com a própria reestruturação da Anatel; da solução de mediação para o uso dos postes do setor elétrico; dos leilões do 4G e do funcionamento geral do setor durante os grandes eventos, Copas e Olimpíadas.

E arremetada com o legado dos TACs, ou termos de ajustamento de conduta, pelos quais as empresas trocam multas por investimentos em melhorias de redes. A Anatel até aprovou o primeiro deles, com a Oi, mas o acerto aguarda parecer do TCU, o que não deve acontecer antes de uma solução para a recuperação judicial da operadora. 


Internet Móvel 3G 4G
Aplicações são prioridade no laboratório 5G da NEC no Brasil

Com a meta de ser um orquestrador do 5G na sua volta à telefonia móvel, a NEC estrutura um laboratório, que começa a funcionar em janeiro de 2021, para fazer valer a validação das aplicações, conta o diretor da NEC, Roberto Murakami.

Anatel flexibiliza regras para as MVNOs

Em especial, agência passa a permitir que operadoras virtuais possam fazer contratos com mais de uma prestadora na mesma área de registro. 

Carlos Baigorri toma posse no Conselho Diretor da Anatel

Em cerimônia no Ministério das Comunicações, o novo conselheiro afirmou que "a Anatel tem diversos desafios para o ano que vem, como o leilão de 5G, e temos que garantir que a conectividade chegar a todos rincões do País, com qualidade e a preços acessíveis à população para que todos os brasileiros possam exercer a sua cidadania”.

Feninfra diz que sem desoneração da folha país perde R$ 2 bilhões e 500 mil empregos em Telecom

Segundo a presidente da entidade, Vivien Suruagy, caso o Congresso não derrube o veto de Bolsonaro à medida, haverá um "apagão de tecnologia" no país.

STJ confirma condenação da Telefônica por falta de cartões telefônicos

Multa estipulada foi de R$ 3 milhões, por conta da não venda de cartões indutivos de 20 unidades. Condenação da operadora foi mantida pela 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G