INTERNET

Rússia e Coreia apertam Google por práticas anticompetitivas

Luis Osvaldo Grossmann* ... 12/08/2016 ... Convergência Digital

Um dia depois de ser multada em 438 milhões de rublos – algo perto de R$ 22 milhões, a Google sofreu nesta sexta, 12/8, mais um revés de autoridades antitruste. O governo da Coreia do Sul avisou que está investigando se a empresa violou as leis de concorrência do país, embora sem divulgar maiores detalhes.

A Comissão Coreana de Comércio Justo fez apenas um breve pronunciamento sobre a investigação e teria feito inspeções no escritório regional da Google em Seul. Em 2013, outra investigação coreana livrou a empresa de acusações de que usaria poder de mercado para obrigar os aparelhos Android a incluírem seu motor de buscas. 

Na quinta, 11/8, a Rússia multara a Google em 638 milhões de rublos justamente por esse argumento: a empresa forçaria a instalação do buscador nos aparelhos com sistema operacional Android. A investigação começou em 2014 e a pena foi confirmada depois que a Google recorreu, e perdeu. 

Na Europa, a empresa também é alvo de autoridades em diferentes países, já tendo sido multada ou forçada a fazer acordos no Reino Unido, França e na Espanha. Em junho, a União Europeia sinalizou a abertura de um terceiro processo contra a Google, por práticas anticompetitivas.

* Com informações da Reuters


Domínio "sampa.br" é ativado pelo NIC.br

Pessoas físicas e jurídicas legalmente representadas no Brasil podem registrar domínios como "meunome.sampa.br", "minhaempresa.sampa.br", "minhaideia.sampa.br", entre outras diversas possibilidades.

Temer veta artigo que impõe censura à Internet

Presidente da República, diante da repercussão negativa, retirou a emenda apresentada pelo deputado Áureo(SD-RJ).

Magazine Luiza amplia e-commerce e adota descontos progressivos

Varejista passa a vender produtos de higiene pessoal, limpeza de casa, cápsulas de café, entre outros. Marketplace reúne mais de 550 mil itens.

STF derruba decisão judicial que censurou notícias de site

Edson Fachin deu liminar favorável e sustentou que impedir a divulgação de informações caracteriza “nítido ato censório”. 

Com 100 Acórdãos, STJ começa a firmar jurisprudência sobre internet no Brasil

Levantamento reúne decisões que tratam de disputas sobre responsabilidade, remoção e indenização por conteúdos postados na rede. 

Revista Abranet 22 . set/nov 2017
Veja a Revista Abranet nº 22 Reforma trabalhista: impactos para os ISPs. Conheça o novo cenário e saiba o que muda para as empresas de Internet. E mais: Os robôs chegaram pra valer; A incerteza dos 450 MHz; TIC Educação: o papel dos provedores.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G