SEGURANÇA

Apenas 18% das empresas englobam apps, cloud e IoT à Segurança da Informação

Convergência Digital* ... 25/07/2016 ... Convergência Digital

Um estudo global realizado pela Dimensional Research a pedido da Dell, com 631 profissionais de TI em empresas com mais de mil funcionários, identificou que 97% deles têm investido em soluções voltadas à transformação digital dos negócios, como mobilidade, aplicações e infraestruturas em cloud e IoT (internet das coisas). No entanto, só 18% dizem que a área de segurança tem sido envolvida desde o início nesses projetos. O levantamento mostra que, apesar de a segurança da informação não ser tratada como uma prioridade, 85% dos entrevistados reconhecem que se os profissionais da área estivessem envolvidos desde o início nos projetos ligados à transformação digital, a segurança poderia ser melhor aproveitada nos projetos.

O estudo demonstra também que, apesar de a maioria das grandes empresas já estar em processo de transformação digital, nem sempre os profissionais de TI reconhecem isso. Dos entrevistados, só 27% descrevem que suas empresas estão no ‘meio da transformação digital’, mas 72% reportam que estão trabalhando em projetos de mobilidade, 68% na área de cloud computing e 37% já trabalham com IoT.

Quando questionados sobre as tecnologias associadas à segurança digital, 96% dos executivos de TI entrevistados afirmam que essa questão representa um desafio por diversos fatores, incluindo: falta de recursos; riscos relacionados às brechas de segurança; dificuldade de encontrar o balanço correto entre a segurança e a produtividade dos profissionais; e falta de controle. Para 85% dos entrevistados, os profissionais que trabalham nas empresas enxergam as equipes que cuidam da segurança da informação como uma barreira aos projetos de transformação, mas o mesmo percentual (85%) reconhece a segurança como a tecnologia mais necessária no futuro e 55% admitem que têm planos específicos de adoção de soluções nessa área.

“A pesquisa confirma nossa percepção de que as empresas reconhecem a segurança como um fator chave no processo de transformação digital, na medida em que esse modelo expõe o negócio a novos riscos, mas nem sempre as organizações têm tido o cuidado adequado com essa questão”, explica Vladimir Alem, Gerente de Marketing de Produtos de Segurança da Dell para América Latina. “Os profissionais que atuam na área de segurança da informação precisam, cada vez mais, atuar de forma estratégica para mostrar como podem ajudar as empresas nesse processo de digitalização, gerando mais resultados para o negócio, mais produtividade para os profissionais e maior índice de satisfação dos clientes”, acrescenta.

A pesquisa ainda mostra que:

• Apenas 18% dos entrevistados dizem que a segurança da informação já engloba dispositivos móveis, Internet das Coisas e soluções em cloud;

• 76% afirmam acreditar que a segurança da informação foi implementada de forma tardia nas iniciativas de transformação digital;

• 85% dizem que os times de negócios evitam o engajamento com as equipes de segurança da informação por receio de terem suas iniciativas bloqueadas. Ao mesmo tempo, 63% acreditam que essas preocupações não têm fundamento;

•Mais de 90% dos entrevistados dizem que as equipes de segurança da informação são capazes de melhorar os negócios da empresa se tiverem mais recursos.

*Com informações da Dell Security


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Accenture compra divisão de segurança cibernética da Symantec

Os valores da transação não foram revelados. Com a aquisição a Accenture Security passa a fazer parte dos principais fornecedores de serviços de segurança gerenciados e terá a nuvem como plataforma de desenvolvimento.

Adiar a LGPD para ganhar tempo não vai resolver o problema das empresas

“Existe um viés de adiamento, mas isso não vai resolver o problema”, afirma o gerente de contas do grupo Binário, Leandro Alves.

Serpro faz a plataforma para consentimento ao uso de dados no Governo

“O governo coleta informações para usos obrigatórios, mas para outros usos precisa de consentimento”, explica o superintendente de segurança da informação da estatal, João Vieira de Almeida Junior.

Cyberseason se alia à NEC e diz que LGPD vai mudar a cibersegurança no Brasil

"O hacker brasileiro é único. Ele não quer atacar fora da fronteira. Ele ataca internamente. É um comportamento diferente", afirmou o co-fundador e CEO da Cyberseason, Lior Div. O 5G também trará mudanças relevantes.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G