Clicky

SEGURANÇA

Golpe do e-mail provoca estrago financeiro nas PMEs

Convergência Digital* ... 14/07/2016 ... Convergência Digital

Os golpes por e-mails já provocaram, de acordo com dados do FBI, dos Estados Unidos, um prejuízo de mais de US$ 3 bilhões nos últimos três anos, com mais de 22 mil vítimas no mundo, revela estudo da Symantec. De acordo com as emrpesas, os golpes por e-mails que simulam compromissos comerciais, também conhecidos como fraude de CEOs, seguem sendo um transtorno para empresas em 2016.

Essas fraudes, de baixa tecnologia, usam um artifício muito simples, que consiste no envio de e-mails de CEOs, falsificados, para a equipe financeira da empresa, solicitando transferências de grandes somas de dinheiro.

Mesmo exigindo pouca experiência e habilidade, recompensas financeiras para fraudadores podem ser elevadas. Um fabricante austríaco da área aeroespacial recentemente demitiu seu presidente e CFO depois dele perder quase US$ 50 milhões para os cibercriminosos.

De acordo com a Symantec, as PMEs são as mais visadas,com quase 40% das vítimas identificadas. Em seguida, aparece o setor financeiro, com 14% das vítimas. Apesar dessa constatação, a escolha das organizações alvo para os ataques parecem ser bastante aleatórias. Em média, mais de 400 empresas são atingidas por esses golpes diariamente, nas quais pelo menos dois indivíduos – provavelmente da área financeira – receberão um e-mail falso.

O relatório mostra também que, embora existam diversos grupos por trás dos golpes, há um dominante, responsável por aproximadamente 12% dos e-mails falsos observados na pesquisa. Nos últimos dois meses, esse grupo obteve acesso a pelo menos 68 contas de e-mails legítimos, direcionados a mais de 2,7 mil empresas, e usou 147 contas de e-mail para contatar as vítimas.

A pesquisa mostra o comportamento dos cibercriminosos, que atuam basicamente de segunda a sexta-feira, em horário comercial, pois sabem que é neste período que a maioria das empresas trabalha e, mais importante, realiza as transações financeiras. O disparo de e-mails falsos começa por volta das 7h e vai até às 18h, com pausa no horário de almoço.


Fabricante de cabos de fibra ótica no Brasil sofre ataque hacker

A Belden, dona da Poliron no Brasil, e fabricante local de fibra ótica e equipamentos de redes usados nos setores de transporte, petróleo e gás, entre outros, assumiu que teve os servidores invadidos nesta terça-feira, 24/11.

Militares criam sistema integrado de defesa cibernética

Comando de Defesa Cibernética, já existente, será o órgão central e comando operacional das estruturas de cada uma das Forças. 

TSE admite que ataques hackers podem ter causado instabilidade no e-Título

Tribunal criou uma comissão, presidida pelo ministro Alexandre de Moraes, para acompanhar as investigações sobre ação de hackers. Em nota, o TSE diz que que 'as investidas cibernéticas podem ter ocasionado instabilidades no aplicativo e-Título e no sistema de processo judicial eletrônico (PJe)'.

Muitas empresas só planejam segurança quando dói no bolso e na carne

O diretor da Microhard, Glicério Ruas, diz que a conscientização é o maior gargalo dentro das corporações. Segundo ele, muitas acham que basta ter um antivírus, quando o maior risco, hoje, está na vulnerabilidade de aplicativo.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G