INTERNET

Consumidores ameaçam trocar de operadoras se franquia de banda larga fixa for adotada

Ana Paula Lobo* ... 27/06/2016 ... Convergência Digital

O preço do serviço está deixando os consumidores de internet banda larga bastante insatisfeitos com as suas operadoras, revela o estudo Telecom da CVA Solutions. O levantamento aponta que 74,5% dos entrevistados mudariam de operadora se fosse mais simples e 74,4% dizem que vão mudar de operadora caso venha mesmo a ser implantado o limite de acesso ao final da franquia de dados na banda larga fixa, em qualquer modelo a ser negociado - diminuição da velocidade ou cobrança de taxa adicional ao se atingir a quantidade contratada de dados.

“Diminuiu o nível de problemas com os serviços, mas aumentou a insatisfação com os custos. Isso está abrindo espaço para as operadoras de internet pequenas, como a Via Rádio, e possibilitando planos para cortar a TV por assinatura e substituí-la pelo Netflix e TV aberta. Já os telefones fixos estão em queda expressiva. Eles só se sustentam dentro dos combos”, afirma Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado e consultoria.

As notas dos três serviços pesquisados - banda larga fixa, TV por assinatura e telefonia fixa- pioraram em relação a 2015. Internet Banda Larga está na 43ª posição, com nota 6,20, pior do que em 2015, quando foi 6,45. TV por Assinatura está na 41ª posição, com nota 6,45, contra 6,80 em 2015. Telefone Fixo ganha apenas da Telefonia Celular e amarga a 44ª posição, com nota 5,96, contra 6,31 em 2015. A escala de notas do estudo varia de 1 a 10, sendo que os setores líderes compreendem produtos da linha branca, micro-ondas (nota 8,87), varejo online (8,72), refrigeradores (8,67) e lavadoras de roupa (8,62).

Live TIM, SKY, GVT, NET, Claro, Oi e Vivo Fibra: destaques em Valor Percebido e Força da Marca

Em Internet Banda Larga Fixa a operadora GVT está mantendo sua liderança em Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) e a segunda posição em Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes). A Live TIM (fibra ótica) manteve a primeira posição em Valor Percebido. GVT mantém-se também no topo em telefonia fixa. Já em TV por assinatura a liderança é da SKY. “A GVT foi comprada pela Vivo (Telefonica), mas a marca GVT é mais forte nestes serviços, com clientes muito satisfeitos. O desafio da Vivo é fazer essa transição, ou seja, transferir a satisfação dos clientes da GVT para a Vivo”, analisa Sandro Cimatti.

 O novo estudo revela que o market share das operadoras grandes caiu, já que as pequenas operadoras de internet banda larga aumentaram sua representatividade de 1,4% para 15,3%, nos últimos 12 meses. Foram citadas mais de 18 pequenas operadoras, com destaque para Via Rádio, Cabo Telecom, Conect e várias outras. “Os combos com os três produtos caíram de forma significativa devido à recessão, e no caminho inverso, aumentou o número de pessoas que contratam apenas a Internet Banda Larga”, informa o sócio-diretor da CVA Solutions.

*Com informações da CVA Solutions


 


Revista Abranet 30 . fev-mar-abr 2020
Veja a Revista Abranet nº 30 A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

Com mais de 50 projetos contra Fake News tramitando na Casa, PL 2630/20 chega à Câmara Federal

Presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, do DEM/RJ, se disse disposto a acelerar a tramitação do PL 2630, aprovado no Senado por 44 a 32 votos.

Audiências públicas sobre privatização de estatais poderão ser pela internet

Governo promete "ampla divulgação" para a discussão dos projetos do Programa de Parcerias de Investimento.

Sem nova lei, Justiça condena deputado a indenizar em R$ 50 mil por fake news

Por vídeo com acusações falsas a ex-presidente do PT em Ubatuba (SP), de 2018, Alexandre Frota (PSDB-SP) terá também que se retratar em suas redes sociais. 

Mastercard calcula alta de 75% nas vendas pela internet em maio

Média desde março é de crescimento de 48% – mais que o triplo do trimestre anterior, quando foi 14%. 

CGI.br renova quadro de conselheiros pelos próximos três anos

Processo eleitoral seleciona os 11 representantes das empresas, terceiro setor e academia. Outras 9 vagas são do governo e uma de notório saber. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G