Home - Convergência Digital

Sindpd/SP vai à justiça contra as teles para impedir franquia na banda larga

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo - 17/05/2016

O Sindpd/São Paulo contratou um escritório de advocacia para ir à Justiça e obter uma liminar para impedir que as operadoras de telecomunicações, mais à frente, retomem o processo de cobrar franquia na banda larga fixa.

Em entrevista ao portal Convergência Digital, nesta terça-feira, 17/05, o presidente do sindicato dos trabalhadores de TI de São Paulo disse ainda que vai marcar uma audiência com o ministro Gilberto Kassab, que está à frente da fusão do MCTI com o Minicom, para pedir um posicionamento dele sobre o tema.

"O ex-ministro das Comunicações, André Figueiredo, se posicionou contra. Queremos saber como o novo ministro pensa e quais serão as ações dele nessa área de banda larga", disse Neto. Dentro da área de TI, um dos segmentos que seriam mais impactados é o que reúne trabalhadores que atuam em sistema de home office. 

De acordo com pesquisa do Datafolha, encomendada pelo Sindpd, pelo menos 7% dos profissionais do setor adotam esse sistema de trabalho no estado de São Paulo e, por isso, não podem ser surpreendidos com redução de velocidade ou bloqueio da internet.

Levantamento feito pela Home Office Brasil mostra que 68% das empresas participantes já adotaram o teletrabalho, em suas diferentes modalidades (Home Office, Trabalho de Campo, etc) e que TIC está entre os segmentos mais atuantes, com 24%.

"Bloquear a Internet vai provocar reflexos diretos na oferta de trabalho no país, principalmente, nas pequenas e médias empresas. Temos que levar em conta ainda a qualificação profissional. Boa parte está se aperfeiçoando com os cursos a distância pela rede. Seria lamentável restringir esse modelo. E para evitar que as teles retomem o processo, queremos uma liminar que assegure os direitos do consumidor”, completa Neto.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

01/10/2019
Fibra óptica dispara e já atende 25% da banda larga no Brasil

30/08/2019
Banda larga fixa: ISPs avançam e se aproximam da Claro no ranking nacional

28/08/2019
Domicílios com Internet chegam a 67% no Brasil, mas desigualdade permanece

28/08/2019
Cabo ou fibra óptica dominam acesso à Internet nos domicílios brasileiros

27/08/2019
MPF quer que teles devolvam valores por internet abaixo da velocidade contratada

26/08/2019
MCTIC promete conectar mais de 8 mil escolas rurais até dezembro

13/08/2019
Governo do Espírito Santo vai comprar 340 quilômetros de fibra óptica

13/08/2019
Unifique compra provedor Internet em Santa Catarina

13/08/2019
Brasil fica atrás da China e da Índia em políticas públicas e estratégias em Telecom

06/08/2019
Pequenos provedores recuam em junho, mas seguem puxando o mercado de banda larga

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

Informação sigilosa pelo WhatsApp caracteriza justa causa para demissão

Mesmo com estabilidade provisória como cipeiros, Tribunal Superior do Trabalho deu validade à dispensa de três empregados que divulgaram nomes de futuros demitidos pelo app de mensagens. 

RH prioriza currículo e falha ao contratar profissionais de TI

Há uma distância grande do discurso adotado pelo RH com relação à tecnologia em relação à prática no dia a dia e a conversa entre a TI e o RH fica muito distante e gera ruído, observa a diretora da edtech Fábrica de Cursos, Sylvia Meirelles.

Automação e IA exigem que Brasil reeduque sete milhões em três anos

Estudo da IBM indica que o impacto das novas tecnologias no mercado de trabalho demanda qualificação imediata de 120 milhões nas maiores economias do mundo, mas o tempo de capacitaçao aumentou 10 vezes desde 2014. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site