NEGÓCIOS

Uma em cada cinco empresas desenvolve software próprio no Brasil

Luís Osvaldo Grossmann ... 16/05/2016 ... Convergência Digital

Mais de uma em cada cinco empresas brasileiras (22%) desenvolve software próprios, indica a pesquisa TIC Empresas, divulgada nesta segunda-feira, 16/5, pelo Cetic.br. O estudo, com 7.076 firmas do país, também mostra que a grande maioria  (76%) contrata licenças de software, enquanto 52% utilizam programas com licença livre (open source). 

A pesquisa aponta que 43% das empresas possuem área ou departamento de tecnologia da informação (eram 39% em 2014). A prática se torna mais comum à medida que cresce o porte das companhias. Nas pequenas, com menos de 50 funcionários, pouco mais de um terço (36%) tem área de TI. Nas médias (50 a 249 pessoas), isso se dá em 66%. Nas grandes (mais de 250), em 91%. 

Ainda de acordo com a TIC Empresas, 70% das firmas atualizaram software em 2015, enquanto 31% adquiriram programas novos. Nos dois casos, as empresas entendem que isso melhorou o desempenho, seja na organização dos processos (80%), na produção de informações para tomada de decisões (74%) ou na integração e comunicação entre as áreas da empresa (71%).

Banda larga

A TIC Empresas mostra, ainda, que a velocidade das conexões vêm aumentando. Entre 2012 e 2015, a proporção de empresas brasileiras que afirmaram contratar planos com velocidades de até 1 Mbps passou de 19% para 8%, enquanto as que contrataram velocidades acima de 10 Mbps passou de 21% para 40% nesse mesmo período. 

“Esse movimento foi observado entre empresas de todos os portes”, diz a pesquisa. Entre os tipos de conexões, 70% das empresas respondeu contar com acesso via linha telefônica (xDSL), enquanto 64% indicaram usar conexões por cabo. Além disso, 6% das empresas se vale de acessos via satélite, enquanto 5% ainda contam com conexões discadas. 


Cloud Computing
Next, do Bradesco, endossa multicloud na jornada digital

Banco digital leva aplicações consideradas não estratégicas - como o uso da localização para identificar o endereço do cliente - para a nuvem pública, mas mantém uma cloud privada para as informações mais sensíveis.

PowerEdge MX - Conteúdo Patrocinado Dell EMC - Convergência Digital
Dell: fornecedor tem o papel de habilitar a transformação digital

A nova linha de servidores precisa ser a base do equilíbrio entre as aplicações do futuro e o legado das empresas para assegurar escala e preservar o investimento, observa o vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da Dell EMC Brasil, Luis Gonçalves.

Especialista tributário sugere a adoção de um 'Simples' para TI

Não haveria a unificação dos tributos, mas a unificação do recolhimento, detalha o professor Marco Aurélio Grecco, membro associado da European Association of Tax law Professors. Grecco diz que é preciso sentar e debater logo, até porque o Fisco está mirando como cobrar imposto de serviços novos digitais, entre eles, o de coleta de dados.

Cade investiga praticas anticompetitivas contra fintechs no mercado de meios de pagamentos e financeiro

Abertura de inquérito decorre de relatório sobre os problemas estruturais do setor, em especial, os efeitos decorrentes da verticalização do setor.

Para IBM, Brasil precisa avançar muito mais na transformação digital

Presidente da IBM Brasil, Tonny Martins, diz que, hoje, a preocupação é a fragmentação dos projetos digitais e o risco de se criar 'legados digitais'.

Dados Pessoais: Unisys diz que tempo é curto e adequação exige a presença do CEO

Faltando 14 meses para entrar em vigor no Brasil, a Lei de Proteção de Dados terá implicações para empresas de todos os portes e segurança da informação será essencial para evitar sanções por vazamentos de informações, adverte o diretor-geral da Unisys Brasil, Eduardo Almeida.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G