16/05/2016 às 12:45
Internet Móvel 3G / 4G


App brasileiro de vídeo busca investidor para fazer diferente
Ana Paula Lobo

Empreender no Brasil não é tarefa simples e passa por obter captação de recursos. E esse foi o caminho feito pela Tecvidya, desenvolvedora do aplicativo Lynx, disponível para Android e iOS. O App é voltado para a transmissão ao vivo, bastante similar ao Periscope, do Twitter, ou o Facebook Live, do Facebook. Mas o alvo de mercado são as corporações.

"Admitimos que a banda larga é um gargalo, mas as empresas descobriram o vídeo e querem ter ferramentas para isso. Nossa ferramenta é para fomentar o uso de vídeo", sustentou em entrevista ao portal Convergência Digital, o CEO da Tecvidya, Rafael Multedo. Oito meses após seu lançamento, o app já possui 15 mil usuários por mês e 30 clientes. Até o fim do ano, a expectativa é o que o aplicativo consiga ter 100 mil pessoas utilizando a plataforma mensalmente.

Além das WebTVs, a Tecvidya conta com a plataforma corporativa Meritum (lançada em meados de 2015), produto de comunicação e treinamento que conta com uma tecnologia sofisticada possibilitando a criação e gestão de vídeos para empresas de médio e grande porte. Entre outras vantagens, o Meritum proporciona uma redução drástica nos custos de logística – substituindo viagens e horas de profissionais por apresentações em vídeo.

A plataforma de aplicação dos cursos em vídeo de compliance (ou seja, de governança corporativa, obrigatória nas empresas desde a promulgação da lei "anticorrupção", promulgada em dezembro de 2014), uma alternativa muito mais em conta aos cursos presenciais. “Hoje são oito clientes, contemplando mais de 5 mil colaboradores, que utilizam esse serviço customizável para aplicar treinamentos, cursos e comunicados importantes. Com painel de controle intuitivo, os processos de auditoria e administração do conteúdo e dos usuários se tornam fáceis e rápidos”, ressalta Multedo.

Questionado de como é complexo empreender no Brasil, o CEO da Tecvidya diz que falta cultura no Brasil para apostar no novo. "Há cobrança para se ter algo diferente. Mas os investidores querem investir no que já está explorado. São poucos que avançam no novo. Empreender é errar e acertar. Estamos buscando investidores para criar. Para avançar", pontua.

O Lynx seguiu em frente, conta Multedo, pelo esforço dos sócios da empresa e porque foi aprovado na primeira fase da aceleradora InovAtiva Brasil, frente 1400 concorrentes que disputam o programa. Graças ao app, a Tecvidya foi aceita no programa de mentoria Facebook Start, que renderá contatos diretos com os engenheiros e equipe comercial do Facebook, acesso a eventos privados, além de US$ 80 mil para investir em desenvolvimento.




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