Home - Convergência Digital

eSocial cria fórum para atrair desenvolvedores

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 11/05/2016

Já está em atividade o Fórum do eSocial, desenvolvido pela parceria entre a Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo), Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon) e Receita Federal do Brasil (RFB). E com pouco mais de 10 dias de atividade, informam os seus organizadores, já conta com mais de 300 inscritos.

O Fórum terá respostas às perguntas formuladas exclusivamente por desenvolvedores técnicos, preferencialmente relativas a leiaute e regras dos negócios. Para que todos os interessados tenham a oportunidade de participar, o acesso físico ao fórum está restrito a uma pessoa por empresa.

Na prática, a ferramenta tem o objetivo de divulgar informações e auxiliar as empresas criadoras de software que estão empenhadas em desenvolver este novo sistema do governo que está em fase de definições finais.

Apesar de ainda não ter as novas datas para o começo da produção, o subsecretário de fiscalização da RFB, Daniel Belmiro, se comprometeu em colocar aviso no site do eSocial, afirmando que o prazo estipulado pela Resolução nº 1, de 24 de junho de 2015, do Comitê Diretivo do eSocial (setembro 2016) não poderá ser cumprido. Belmiro afirmou também que, quando for publicado, o novo cronograma será definitivo. O eSocial já foi batizado como o 'Facebook' do trabalho no Brasil, pelo coordenador do projeto no Ministério do Trabalho, José Alberto Maia.

O subsecretário de fiscalização da Receita Federal sinalizou ainda que a Caixa Econômica Federal deve liberar o programa de Qualificação Cadastral em lotes ainda no mês de maio. A versão 2.2, bem como seus manuais, tem previsão de publicação até o final do semestre. No site www.esocial.gov.br, os inscritos e interessados no projeto eSocial têm acesso a documentos da última versão do sistema.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

15/05/2020
eSocial modifica informações sobre contrato doméstico

04/05/2020
eSocial faz ajustes com medidas a partir da Covid-19

27/04/2020
eSocial bloqueia Contrato Verde e Amarelo no sistema

24/04/2020
eSocial orienta empresas em caso de afastamento causado pela Covid-19

09/04/2020
eSocial adverte sobre as contribuições que não foram adiadas por causa do Coronavírus

30/03/2020
eSocial: Cerca de 17 mil empresas não prestaram informações sobre demissões

17/03/2020
eSocial vai ficar fora do ar para manutenção

10/03/2020
eSocial: empresas Simples e órgãos públicos são obrigadas a fazer a RAIS

09/03/2020
ESocial: CAGED obrigatório não afeta empresas do SIMPLES e entes públicos

02/03/2020
eSocial começa a incorporar ajustes da Reforma da Previdência

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Seis dicas para formar uma equipe de trabalho resiliente

or Craig Mackereth*

Formar uma equipe ou força de trabalho resiliente não é tarefa que se execute da noite para o dia. Tampouco é possível tornar uma equipe verdadeiramente resiliente se isso ainda não estiver integrado ao DNA da empresa.

Destaques
Destaques

TST suspende demissões na Dataprev enquanto durar crise da Covid-19

Trabalhadores alegaram que os prazos acordados no fim da greve não terão como ser integralmente cumpridos diante da situação emergencial com a epidemia do coronavírus. 

TST: Teletrabalho tem de respeitar os contratos de trabalho

Corte aponta, no entanto, que em situações emergenciais, como a atual crise da Covid-19, a adoção da jornada online temporária prescinde formalização, mas deve respeitar leis trabalhistas. 

Coronavírus: Teles advertem que sem equipes técnicas na rua, há risco para a rede

O SindiTelebrasil está alertando Estados e municípios sobre a necessidade e urgência em manter suas equipes técnicas e os call centers em operação, ainda que de forma reduzida, para garantir a conectividade e como medida essencial.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site