NEGÓCIOS

Indústria de software abre discussão online sobre proteção de dados

Luís Osvaldo Grossmann ... 03/05/2016 ... Convergência Digital

A Associação Brasileira da Empresas de Software (Abes) criou um hot site para incentivar um debate aprofundado sobre a proteção de dados pessoais e especialmente o projeto em construção no governo federal sobre esse tema. Para o setor, o Brasil ainda não tratou devidamente a privacidade dos dados. 

“É preciso sim ter uma legislação que regulamente o tema, mas não regras tão rígidas que limitem a inovação. A limitação exacerbada pode isolar o país da evolução da tecnologia que cresce cada dia no mundo”, afirma o coordenador do Comitê Regulatório da Abes, Fábio Rua. 

A Abes lembra que o Marco Civil da Internet (lei 12.965/14) avançou nos princípios de uso da internet “mas a questão da privacidade dos dados ainda é um ponto em discussão e que, atualmente, aguarda a conclusão de três projetos de lei em discussão”.

Segundo a entidade, o projeto costurado pelo governo tem pontos que precisam ser melhores discutidos. Por exemplo, a proposta não permite que os dados de brasileiros sejam tratados fora do país, obrigando as empresas estrangeiras a construir data centers no Brasil. 

Ou ainda, como sustenta a Abes, “exigem que cada mínimo dado utilizado seja aprovado pelo usuário por meio de notificação, obrigando também que todas as empresas estrangeiras que queiram fornecer soluções para o Brasil tenham conhecimento das leis que regem o país, inviabilizando o acesso dos brasileiros às inovações do resto do mundo”.

Daí que o portal brasilpaisdigital.com.br, que traz casos diferentes setores da economia que se apoiam em soluções de compartimento de dados; legislações aplicadas nos principais mercados internacionais; referências mundiais; estudos sobre a importância dos dados; mitos e fatos sobre o uso de tecnologia; etc. 


Big data e IA para saúde fazem Semantix comprar a Tradimus

Empresa brasileira adquiriu solução voltada para gestão dos recebimentos de pagamentos das seguradoras e operadoras de planos de saúde pelos serviços prestados. Valor da transação não foi revelado pelas partes.

Fenainfo faz manifesto pela retomada das atividades econômicas

Entidade, que reúne mais de 120 mil empresas de TI, afirma que 'diante da paralisação de muitos dos seus clientes, as empresas de TI também correm o risco de parar'.

Coronavírus: Generali amplia uso de PC alugado da Simpress por home office

Seguradora decidiu dobrar a quantidade de equipamentos contratados por outsourcing para manter o funcionamento dos negócios. CEO da Simpress, Vittorio Danesi, diz que, em sete dias, foram alocados mais de três mil notebooks em distintos clientes.

HP: proposta da Xerox é irresponsável e fora da realidade

Fabricante volta a dizer não para a oferta de US$ 35 bilhões e assegura que "o negócio e impõe sinergias irrealistas e inatingíveis'.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G