NEGÓCIOS

Indústria de software abre discussão online sobre proteção de dados

Luís Osvaldo Grossmann ... 03/05/2016 ... Convergência Digital

A Associação Brasileira da Empresas de Software (Abes) criou um hot site para incentivar um debate aprofundado sobre a proteção de dados pessoais e especialmente o projeto em construção no governo federal sobre esse tema. Para o setor, o Brasil ainda não tratou devidamente a privacidade dos dados. 

“É preciso sim ter uma legislação que regulamente o tema, mas não regras tão rígidas que limitem a inovação. A limitação exacerbada pode isolar o país da evolução da tecnologia que cresce cada dia no mundo”, afirma o coordenador do Comitê Regulatório da Abes, Fábio Rua. 

A Abes lembra que o Marco Civil da Internet (lei 12.965/14) avançou nos princípios de uso da internet “mas a questão da privacidade dos dados ainda é um ponto em discussão e que, atualmente, aguarda a conclusão de três projetos de lei em discussão”.

Segundo a entidade, o projeto costurado pelo governo tem pontos que precisam ser melhores discutidos. Por exemplo, a proposta não permite que os dados de brasileiros sejam tratados fora do país, obrigando as empresas estrangeiras a construir data centers no Brasil. 

Ou ainda, como sustenta a Abes, “exigem que cada mínimo dado utilizado seja aprovado pelo usuário por meio de notificação, obrigando também que todas as empresas estrangeiras que queiram fornecer soluções para o Brasil tenham conhecimento das leis que regem o país, inviabilizando o acesso dos brasileiros às inovações do resto do mundo”.

Daí que o portal brasilpaisdigital.com.br, que traz casos diferentes setores da economia que se apoiam em soluções de compartimento de dados; legislações aplicadas nos principais mercados internacionais; referências mundiais; estudos sobre a importância dos dados; mitos e fatos sobre o uso de tecnologia; etc. 


Com a transformação digital, bancos assumem o desafio de reter o cliente

Líderes dos principais bancos do País destacam IoT, computação cognitiva e blockchain como fundamentais para o futuro do setor.

Consultoria brasileira Yaman firma parceria com a Tricentis por transformação digital e DevOps

Acordo entre as empresas permtiirá acelerar a fase de testes de software com uso de robôs.

Em 10 anos, faturamento e empregos em TI no Brasil crescem mais de 70%

Como mostra um raio-X feito pela Softex, TI avança quatro vezes mais rápido que o PIB e pode agregar mais US$ 70 bilhões à riqueza nacional com o desenvolvimento de competências digitais.

Hi Platform comprou a SamChat e movimenta mercado de chatbots no Brasil

Com uma carteira de 900 clientes, empresa passa a contar no portfólio com companhias como Marabraz, Brascol, entre outras. O valor da transação não foi revelado. Hi Platform espera um faturamento de R$ 47 milhões em 2019.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G