NEGÓCIOS

Para cada 1% investido em TI, lucro das empresas, em dois anos, aumenta 7%

Ana Paula Lobo ... 14/04/2016 ... Convergência Digital

Para cada 1% investido em Tecnologia da Informação, em dois anos, o lucro das empresas de capital aberto aumentou em 7%, revelou a 27ª pesquisa anual Administração e Uso de TI nas Empresas, realizada pela FGV, o que comprova o papel estratégico da TI no negócio. Essa foi a primeira vez que o dado fez parte do estudo. O levantamento também mostrou que mesmo com a crise econômica, os gastos e investimentos com TI ficaram estáveis no último ano, somando 7,6% da receita das empresas.

“Eu esperava uma queda nos investimentos, porém, os números se mantiveram, sinal que este ano deve estabilizar e talvez tenhamos resultados diferentes no próximo ano. Claro que o cenário está obscuro, não tem como prever se a economia vai melhorar e se o País voltará a crescer, mas somos otimistas", frisou o professor e coordenador da pesquisa Fernando Meirelles.

Os bancos continuam na liderança dos aportes  investindo 14% das receitas em TI, seguido por Serviços com 10,9%, Indústria 4,6% e Comércio com 3,5%. Pela primeira vez, a pesquisa da FGV trouxe nos indicadores o uso da TI no setor de Saúde. Já o setor de Química e Petroquímica apresentou uma média de aportes em TIC de 4,3%.

O gasto médio anual das companhias no país em TI por usuário das empresas ficou em de R$ 38,1 mil. Além disso, a pesquisa da FGV indicou que 30% do dinheiro alocado em tecnologia se destinaram a investimentos, sendo o restante classificado como despesa. O estudo apurou que o Brasil possui 244 milhões de dispositivos móveis conectados à internet no Brasil, 1,2 equipamento portátil por habitante. Até o final do ano, serão 166 milhões de computadores em uso no País, 4 para cada 5 habitantes sendo 30 milhões de tablets.



Cloud Computing
Sob alegação de custo, empresas brasileiras desistem de aplicações na nuvem pública

Estudo da Nutanix mostra que mais de três quartos dos entrevistados estão trazendo as aplicações da  nuvem pública para uma infraestrutura local. Também revela que a desativação dos data centers tradicionais para a nuvem foram paralisados no ano passado.

#apoieojornalismoespecializado é prorrogada até 31 de julho

Campanha foi estendida como agradecimento aos apoiadores da iniciativa que são: ABERT, ABES, Abranet, Abratel, Abrint, ABTA, Algar, Assespro, Associação Neo,Brasscom, Brisanet, Cisco, Claro, Commscope, CPQD, Embratel Claro, Ericsson, Feninfra, Fitec, Futurecom 2020, Highline, Huawei, Infobip, Intel, Kryptus, Mercado Livre, mobi2buy, PadTec, Positivo Tecnologia, NIC.br, Oi, RNP, SAS, SindiTelebrasil, Stefanini, Surf Telecom, Sky, Take, TelComp, TIM ,  Vero Internet, Viasat, Vivo e WDC Networks.  A #apoieojornalismoespecializado une os veiculos - Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, Teletime e TI Inside. Participe. Venha fazer parte do time que apoia o jornalismo especializado.

Stone que ir além das 'máquininhas', mas demite 1.300 para enfrentar crise do Covid-19

Empresa de meio de pagamentos quer investir em serviços financeiros e em ferramentas de vendas online. Em abril, a companhia, em parceria com o Grupo Globo, lançou a TON, voltada para trabalhadores autonômos.

Covid-19 fez produção da indústria eletroeletrônica recuar 9,1% em março

Abinee adverte que no mês de abril haverá uma nova queda, provavelmente ainda mais aguda, por conta das medidas de isolamento social.

#apoieojornalismoespecializado

Ação inédita une o Convergência Digital, o Mobile Time, o Tele.síntese, o Teletime e a TI Inside para uma campanha integrada para chamar a atenção para a relevância e o papel do jornalismo especializado setorial. O movimento é para financiar os esforços jornalísticos durante esse período de pandemia de Covid-19. Saiba quais são as empresas que já aderiram à nossa iniciativa e estão ajudando o jornalismo especializado.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G