INCLUSÃO DIGITAL

Mais da metade da população mundial segue sem acesso à Internet

Convergência Digital* ... 21/09/2015 ... Convergência Digital

Mais da metade da população mundial ainda está fora da Internet e, pior, o crescimento do número de pessoas que estão se conectando à Rede Mundial está diminuindo, adverte a Comissão de Banda Larga da Organização das Nações Unidas, nesta segunda-feira, 21/09. A desigualdade é uma realidade no mundo virtual. Tanto que o estudo mostra que nos países mais ricos, o acesso está atingindo níveis de saturação, mas 90% da população dos 48 países mais pobres do mundo não têm nenhuma forma de conexão, apontou o relatório da ONU.

Segundo o estudo, a taxa de crescimento dos acessos à Internet deverá ficar em 8,1% em 2015, abaixo do registrado em 2014, quando ficou em 8,6%. Até 2012, as taxas de crescimento tinham ficado em dois dígitos por muitos anos. "Chegamos a um ponto de transição no crescimento da Internet", assinala o relatório.

A comissão, criada em 2010 pela União Internacional das Telecomunicações e a Unesco – a agência científica e cultural da ONU –, disse ser improvável que a marca de quatro bilhões de usuários de Internet seja alcançada antes de 2020. O texto observa ainda que o crescimento no aumento do número de assinantes do Facebook está ultrapassando o da Internet.

"Mais da metade da população mundial - cerca de 57%  - ainda não usa a Internet regular ou ativamente", diz o relatório. A forte desacelaração na aquisição de celulares em 2015 e o alto custo para levar infraestrutura de telecom aos lugares remotos são apontados como fatores para o não uso da Internet por essa parcela da população mundial.

Até o final deste ano, 3,2 bilhões de pessoas terão alguma forma de acesso regular à Internet, em contraposição aos 2,9 bilhões de 2014. Isso representa 43,4% da população do mundo, ainda muito aquém da meta de 60% fixada pela ONU para 2020. As mulheres nos países mais pobres estão particularmente em desvantagem, disse o relatório. No mundo em desenvolvimento, 25 por cento menos mulheres do que homens tinham acesso à Internet, um porcentual que sobe para 50 por cento em algumas partes da África subsaariana.

*Fonte: Agências de notícias


Carreira
Mais de 150 vagas de empregos em TI

Empresas do setor - Netshoes, iFood, SoftExpert e TCS - buscam diversos perfis de profissionais, entre eles, desenvolvedores e analistas de dados. Também há oferta para trainees.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Dois anos depois, só Sky tem estações licenciadas para uso de sobras de 2,5 GHz

Das 110 empresas que compraram lotes em dezembro de 2015, 89 concluíram o procedimento de outorga, mas pate já está pedindo à Anatel mais prazo para entrar em operação. 

França vai banir celulares em escolas a partir de 2018

Anúncio foi feito pelo ministro da educação do país, Jean-Michel Blanquer. Medida valerá para estudantes menores de 15 anos. 

Unicef alerta que acesso à internet só pelo smartphone amplia fosso digital

Para entidade, aparelhos móveis não podem ser considerados substitutos equivalentes porque restringem o tipo e a qualidade do conteúdo acessível. 

Telebras vai assumir Gesac por cinco anos e R$ 663,5 milhões

Estatal já garantiu o contrato por inexigibilidade de licitação, conforme publicado nesta sexta, 8/12, no Diário Oficial. Meta será conexão de 15 mil pontos com acessos de 10 Mbps. 

Telebras prevê comprar 200 mil antenas para oferecer internet via satélite

“É o que a gente vai deixar. Caso as empresas não queiram em determinado lugar, o Decreto 7175/2010 permite que a Telebras faça diretamente”, afirmou o diretor técnico da estatal, Jarbas Valente, em audiência na Câmara. 

PNAD 2016: celular quase encosta em TVs nos lares brasileiros

Pesquisa do IBGE mostra que, em 2016, em 92,3% dos domícilios pelo menos um morador possuía um telefone celular. As TVs estão presentes em 97,4% dos domícilios. O acesso à Internet chegou a 63,6% dos domicílios, com o celular ganhando fácil dos PCs e tablets. 



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G