O site Trabalho Hoje usou o big data para estudar mais de 100 milhões de registros do Ministério do Trabalho. O portal utilizou a ferramenta Stone Age Analytics, voltada para análises de altos volumes de Big Data e capaz de efetuar apurações estatísticas e de tendências de mercado em apenas alguns minutos, da carioca Stone Age, para viabilizar um levantamento sobre os 20 setores que mais contrataram e os 20 que mais demitiram em 2015.
Segundo Adymar Araújo, representante do site do Trabalho Hoje, a partir de um cruzamento de dados com base no PIS dos trabalhadores foi possível fazer um estudo de segmentação profissional dos últimos quatro anos. “Conseguimos monitorar o vínculo desse profissional, saber em quais empresas ele trabalhou e a sua evolução no mercado de trabalho. Com isso, percebemos que a crise está reduzindo as oportunidades de emprego com melhores salários e cargos intermediários de chefia”, afirma Adymar.
De acordo com as planilhas geradas pela ferramenta com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, atualmente cerca de 1 milhão de pessoas entram e saem do mercado de trabalho e entre as atividades que mais contrataram estão operadores de telemarketing, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais. “Com todos esses dados reunidos na ferramenta, é possível entender as tendências atuais do mercado de trabalho em poucas horas. Conseguimos, também, perceber quais serão as áreas mais promissoras e quais estão entrando em crise”, finaliza Araújo.
Portal Telemedicina usa APIs do Google Cloud, Firebase e ML Engine para armazenar dados de pacientes, além de detectar doenças e priorizar atendimento em clínica da cidade de Coari, localizada a 444 quilômetros de Manaus.
Banco digital leva aplicações consideradas não estratégicas - como o uso da localização para identificar o endereço do cliente - para a nuvem pública, mas mantém uma cloud privada para as informações mais sensíveis.
Por Douglas Scheibler*
O poder decisório significa alta responsabilidade e inúmeros riscos. Neste cenário caótico, analisar dados é indispensável e é o que justifica uma determinada medida ser considerada como correta, em um cenário específico, em detrimento de outras.
Por Gilberto Gonzaga*
O que recentemente era apenas uma tendência já pode ser observado na prática. A expectativa, agora, é que esses movimentos se consolidem cada vez mais e nos levem a uma nova era de conectividade, da qual a América Latina não ficará de fora.