Convergência Digital - Home

Big data traça raio-x do mercado de trabalho no Brasil

Convergência Digital
Convergência Digital - 16/06/2015

O site Trabalho Hoje usou o big data para estudar mais de 100 milhões de registros do Ministério do Trabalho. O portal utilizou a ferramenta Stone Age Analytics, voltada para análises de altos volumes de Big Data e capaz de efetuar apurações estatísticas e de tendências de mercado em apenas alguns minutos, da carioca Stone Age, para viabilizar um levantamento sobre os 20 setores que mais contrataram e os 20 que mais demitiram em 2015.

Segundo Adymar Araújo, representante do site do Trabalho Hoje, a partir de um cruzamento de dados com base no PIS dos trabalhadores foi possível fazer um estudo de segmentação profissional dos últimos quatro anos. “Conseguimos monitorar o vínculo desse profissional, saber em quais empresas ele trabalhou e a sua evolução no mercado de trabalho. Com isso, percebemos que a crise está reduzindo as oportunidades de emprego com melhores salários e cargos intermediários de chefia”, afirma Adymar.

De acordo com as planilhas geradas pela ferramenta com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, atualmente cerca de 1 milhão de pessoas entram e saem do mercado de trabalho e entre as atividades que mais contrataram estão operadores de telemarketing, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais. “Com todos esses dados reunidos na ferramenta, é possível entender as tendências atuais do mercado de trabalho em poucas horas. Conseguimos, também, perceber quais serão as áreas mais promissoras e quais estão entrando em crise”, finaliza Araújo.


Destaques
Destaques

Embratel centraliza dados do ministério da Saúde na nuvem

Os dados do Portal do Ministério da Saúde, do Portal Coronavírus e e-SUS-VE foram 100% migrados para a nuvem da Embratel. Entre os aplicativos migrados está o CoronavírusSUS. Os apps de saúde já atingiram picos de mais de 80 milhões de acessos diários.

Compartilhamento de dados fomenta o big data no governo federal

A TIC Governo Eletrônico 2019 mostra que ainda há muito por usar em análise de dados no governo. O MPF foi o maior utilizador dos dados para análise. O Executivo ficou com apenas 20%. Serviços na nuvem também ficam aquém do desejado.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.

Jornada para a nuvem: evite as armadilhas e faça a coisa certa

Por Fábio Kuhl*

Até bem pouco tempo, a nuvem era inovação, hoje me arrisco a dizer que, em breve, uma commodity.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site