Convergência Digital - Home

Big data traça raio-x do mercado de trabalho no Brasil

Convergência Digital
Convergência Digital - 16/06/2015

O site Trabalho Hoje usou o big data para estudar mais de 100 milhões de registros do Ministério do Trabalho. O portal utilizou a ferramenta Stone Age Analytics, voltada para análises de altos volumes de Big Data e capaz de efetuar apurações estatísticas e de tendências de mercado em apenas alguns minutos, da carioca Stone Age, para viabilizar um levantamento sobre os 20 setores que mais contrataram e os 20 que mais demitiram em 2015.

Segundo Adymar Araújo, representante do site do Trabalho Hoje, a partir de um cruzamento de dados com base no PIS dos trabalhadores foi possível fazer um estudo de segmentação profissional dos últimos quatro anos. “Conseguimos monitorar o vínculo desse profissional, saber em quais empresas ele trabalhou e a sua evolução no mercado de trabalho. Com isso, percebemos que a crise está reduzindo as oportunidades de emprego com melhores salários e cargos intermediários de chefia”, afirma Adymar.

De acordo com as planilhas geradas pela ferramenta com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, atualmente cerca de 1 milhão de pessoas entram e saem do mercado de trabalho e entre as atividades que mais contrataram estão operadores de telemarketing, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais. “Com todos esses dados reunidos na ferramenta, é possível entender as tendências atuais do mercado de trabalho em poucas horas. Conseguimos, também, perceber quais serão as áreas mais promissoras e quais estão entrando em crise”, finaliza Araújo.


Destaques
Destaques

Startup investe na nuvem e viabiliza atendimento médico no interior do Amazonas

Portal Telemedicina usa APIs do Google Cloud, Firebase e ML Engine para armazenar dados de pacientes, além de detectar doenças e priorizar atendimento em clínica da cidade de Coari,  localizada a 444 quilômetros de Manaus.

Next, do Bradesco, endossa multicloud na jornada digital

Banco digital leva aplicações consideradas não estratégicas - como o uso da localização para identificar o endereço do cliente - para a nuvem pública, mas mantém uma cloud privada para as informações mais sensíveis.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Intuição versus análise de dados na gestão

Por Douglas Scheibler*

O poder decisório significa alta responsabilidade e inúmeros riscos. Neste cenário caótico, analisar dados é indispensável e é o que justifica uma determinada medida ser considerada como correta, em um cenário específico, em detrimento de outras.

Data Centers: agora é hora de ver acontecer

Por Gilberto Gonzaga*

O que recentemente era apenas uma tendência já pode ser observado na prática. A expectativa, agora, é que esses movimentos se consolidem cada vez mais e nos levem a uma nova era de conectividade, da qual a América Latina não ficará de fora.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site