INTERNET

Brasil terá domínio Internet para empresas LTDA

Convergência Digital ... 30/09/2014 ... Convergência Digital

Chega ao Brasil a primeira extensão de domínios própria para empresas registradas como “sociedades ou companhias de responsabilidade limitada”. A nova extensão de domínio, .LTDA (,,Limitada”),é destinada a empresas com responsabilidade limitada no Brasil e em outros países da América Latina. Pelo site https://www.nic.ltda, a InterNetX inicia a primeira fase de registro para proprietários de marcas registradas no final de outubro deste ano.  

De acordo com InterNetX, o domínio LTDA („Limitada“) poderá ser  usado por ,aproximadamente, seis milhões destas empresas existem no Brasil, Chile, Equador e Colômbia. As diretrizes de concessão de .LTDA preveem que somente LTDAs registradas perante as autoridades competentes podem registrar domínios com esta extensão.  

A gestão técnica de .LTDA ocorre em parceria com Afilias, provedor de backend.  Segundo a InterNetX, o lançamento da nova extensão de domínio ocorrerá em duas fases. Em 29 de outubro de 2014, começa a fase Sunrise, de 30 dias. Nesta etapa, o pré-requisito para a participação é o registro no chamado Trademark Clearinghouse (TMCH), uma espécie de banco de dados digital de marcas para novos gTLDs. A disponibilidade geral de .LTDA terá início em 2 de dezembro de 2014, com a fase “General Availability” ou “Live”. De acordo com a InterNetX, a partir deste momento, qualquer - „ limitada“ - poderá registrar seus domínios livremente. 

Thomas Mörz, CEO da InterNetX, diz que essa especialização figura entre os critérios mais importantes na introdução de uma extensão empresarial. “Ela foi estabelecida como TLD (domínio de nível superior) uniforme e confiável. Um usuário que acessa uma página da internet com domínio .LTDA deve ter a segurança de que uma empresa com esta forma societária está por trás dela“, diz Mörz.

Endereços advindos de outras extensões de domínio podem ser novamente registrados com .LTDA. Mörz  explica que as empresas podem garantir, por exemplo, domínios que combinem com o nome da empresa. “Se uma empresa, até então, era representada na internet com o endereço de internet www.nomedaempresa-ltda.com.br, ela poderá, com o início de .LTDA, também usar o domínio mais curto e fácil de memorizar, como www.nomedaempresa.ltda”, detalha.

De acordo com o CEO da InterNetX, um endereço de internet com a extensão .LTDA não é intuitivamente associado pelo usuário a um determinado país, mas é compreendido em qualquer lugar da América Latina. “Justamente em um mercado grande e dinâmico, como este, isto pode se tornar uma vantagem competitiva”, afirma.


Dona das Casas Bahia e Ponto frio lança banco digital no Brasil

Grupo Via Varejo anunciou parceria com startup norte-americana Airfox, com foco em clientes de baixa renda e uso das 800 lojas físicas como pontos de atendimento no país.

Acessos acima de 34Mbps já são 30,6% da banda larga fixa no Brasil

Planos com maiores velocidades são os que mais cresceram nos quatro primeiros meses de 2019, embora 13,6% das conexões ainda sejam abaixo de 2 Mbps. Provedores Internet seguem sendo os impulsionadores do desempenho da banda larga fixa.

Serpro: O não consentimento será a exceção com dados pessoais

Diretor-Presidente do Serpro, Caio Paes de Andrade, lembra que, com o LGPD, um órgão público ou privado - poderá, sem consentimento, processar dados em situações como o cumprimento de um  contrato.

Mais de 22 mil conteúdos ilegais da Internet foram removidos no Brasil no 1º tri

A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) informa que esse montante é 9% maior do que o retirado no primeiro trimestre de 2018.

Peru, Colômbia, Equador e Bolívia se unem contra ICANN e Amazon

Presidentes dos quatro países contestam decisão favorável da ICANN à companhia norte-americana pelo domínio da Internet e acusam a entidade de conduzir uma governança inadequada da Internet.

Revista Abranet 27 . abril/junho 2019
Veja a Revista Abranet nº 27 A Convenção Abranet 2019 debateu economia, política e gestão. Cerca de cem empresas de internet e de tecnologia puderam ter uma visão mais clara sobre o que esperar no curto prazo. E muito mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G