TELECOM

Wi-Fi Brasil: Oi dispara frente Net, Vivo e TIM. Pontos públicos não crescem

Ana Paula Lobo* ... 05/08/2013 ... Convergência Digital

O Wi-Fi ainda tem muito por crescer no Brasil. Os números de hotspots privados - contabilizados pela Anatel desde a segunda quinzena de maio - chegam a 22.973, com a Oi disparando na liderança com 18611 pontos ( aqui contam os pontos da parceria rede Fon).

A Net, que está na segunda posição, aparece com 3503 pontos de acesso, observando que a Anatel não contabiliza dados da Claro e da Embratel, também ligadas ao grupo América Móvil.  A provedora privada Linktel surge na terceira posição com 1640 pontos.

Nessa disputa, Vivo e TIM estão bem distantes da rival Oi. A Vivo soma 175 hotspots e a TIM, 89, segundo os dados da Anatel. A Sercomtel, do Paraná, aparece com 119. Já dados apurados no portal Teleco mostram que os hotspots públicos não crescem na velocidade esperada. O Brasil teria, hoje, cerca de seis mil hotspots públicos, somando acessos de bares, restaurantes e shoppings.

Nos municípios, o Wi-Fi também tem baixa presença. Segundo os números disponíveis no portal Teleco, apenas 795 dos 5560 municípios brasileiros dispõem de pontos de acesso Wi-fi, com 744 deles com conexão gratuita e atenção para as áreas rural, não atendidas pelas operadoras de telecom. Os números do Teleco são mais otimistas que os apurados pelo JiWire, portal global que acompanha a evolução do Wi-Fi.

No JiWre, o Brasil aparece com 4221 hotspots contabilizados, ficando bem distante de países como Coreia do Sul e Reino Unido - com 186.758 e 182.654, respectivamente. O país perde para Taiwan - com 24147 e para a Russia, com 16829.

*Com dados da Anatel e do portal Teleco


CADE pede condenação de empresas do mercado de recarga de telefones celulares

A prática anticompetitiva do mercado de distribuição de recarga eletrônica no pré-pago teria acontecido entre 2007 e 2009, quando o mercado movimentou cerca de R$ 3,5 bilhões.

Brasília revoga lei que restringia instalação de antenas de celular

Projeto assinado por 20 dos 24 deputados distritais foi aprovado em menos de um mês e revoga a Lei 3446/2004, que impedia a instalação de ERBs em escolas e a menos de 50 metros de qualquer habitação. 

Claro amplia vantagem sobre TIM em mercado que continua em queda

São 252,5 milhões de chips de celular ativos no país, um recuo de 31,5 milhões desde o pico, em maio de 2015. Queda se concentra no pré-pago, enquanto 4G segue em alta. 

Não interessa a ninguém a Oi quebrar

A Anatel terá de usar todos os seus chapéus e fazer de tudo para não ser confundida como representante do Estado na recuperação judicial da operadora, pontua Eduardo Ramires, advogado doManesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques.

Revista do 59º Painel Telebrasil 2015
Veja a revista do 59º Painel Telebrasil 2015 As principais empresas prestadoras de serviços e da indústria de telecomunicações e autoridades governamentais e do Legislativo se dedicaram a discutir o tema escolhido para este ano: A evolução dos modelos de negócio das telecomunicações: Desafios políticos e regulatórios.
Clique aqui para ver outras edições


  • Copyright © 2005-2016 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G