SEGURANÇA

Conficker segue sendo o grande vilão para as corporações

Da redação ... 27/04/2012 ... Convergência Digital

O worm Conficker – programa malicioso que se replica e espalha para outros computadores – foi detectado cerca de 220 milhões de vezes em todo o mundo nos últimos dois anos e meio, tornando-se uma das maiores ameaças para as empresas. De acordo com relatório divulgado pela Microsoft, as detecções trimestrais do worm aumentaram em mais de 225% desde o início de 2009. Somente no quarto trimestre do ano passado, ele foi detectado em 1,7 milhão de sistemas em todo o mundo.

A pesquisa mostrou ainda que 92% das infecções resultaram de senhas fracas ou roubadas, e 8% exploravam vulnerabilidades. "O Conficker é um dos maiores problemas de segurança que enfrentamos, mas está ao nosso alcance nos defender dele, basta adotar fundamentos básicos de proteção", disse Tim Rains, diretor de computação confiável da Microsoft.

O Brasil tem registrado por muito tempo um índice de detecções superior ao da média em roubo de senhas e ferramentas de monitoramento por causa da prevalência de malwares (ou códigos maliciosos) como Win32/Bancos e Win32/Banker que têm como alvo clientes de bancos. O estudo analisou dados de mais de 600 milhões de sistemas no mundo.


São Paulo e Rio lideraram ataques cibernéticos na Olimpíada

Mais de 10 milhões de malware foram bloqueados no Brasil durante o período dos Jogos. Governo foi alvo máximo dos hackers.

Brasil fica entre os países mais afetados pela extorsão online

Os golpes de e-mails corporativos já superam a casa dos US$ 3 bilhões. Pedidos de resgates também aumentam e acendem o sinal amarelo nas empreass.

Trojan brasileiro usa boleto falso de operadora para atacar internautas

Batizado como Windows PowerShell, o malware não ataca apenas o Internet Explorer. Ele também atinge outros navegadores como o Chrome e o Firefox. O Brasil é um dos países mais afetados por trojans bancários no mundo.

Governo abandona auditoria de software como medida contra espionagem

A decisão de exigir uma cláusula nos editais de licitação para a realização de auditorias no código-fonte de software praticamente não foi cumprida pelos gestores públicos.



  • Copyright © 2005-2016 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G