Convergência Digital - Home

Câmara vai discutir medidas para computação em nuvem

Convergência Digital
Da redação* - 23/04/2012

A Câmara dos Deputados vai começar a discutir medidas para o desenvolvimento das aplicações em nuvem no país. Uma audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia vai reunir governo, empresas e academia para tratar da relevância tecnológica, econômica e estratégica dessa tecnologia para a competitividade nacional.

Segundo pesquisa da IDC, a computação em nuvem criará 14 milhões de empregos em todo o mundo até 2015 e as receitas de inovação poderão chegar a US$ 1,1 trilhão por ano no mesmo período. Mas o Brasil ainda tem dificuldades a superar – como a própria qualidade da banda larga – para garantir uma fatia desse mercado.

Responsável pelo requerimento de audiência, o deputado Ruy Carneiro (PSDB-PB) destaca que o uso da computação em nuvem é recente no país e há muitas questões importantes a serem discutidas com vistas a ações coordenadas – até para o Brasil confirmar a perspectiva de empregos crescentes nesse setor.

“É oportuno debater algumas das implicações: a extraterritorialidade de armazenamento de dados; a portabilidade dos dados; o reconhecimento da privacidade, intimidade e proteção dos dados; a promoção da interoperabilidade e da neutralidade tecnológica da rede e, finalmente, a necessidade de estruturar ações coordenadas entre países para o desenvolvimento de diretrizes comuns”, defende o parlamentar.

A reunião, nesta terça-feira, 24/4, deverá contar com representantes dos ministérios da Fazenda, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento, do Serpro e da Telebras, além de Assespro, Brasscom e Sinditelebrasil e das universidades USP e PUC-RJ.

* Com infomações da Agência Câmara

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis

Destaques
Destaques

Software reina e dita os negócios na nuvem pública

Receita estimada para software como serviço é de US$ 96,5 bilhões em 2016. Para 2020, esse montante vai mais do que dobrar.

Oito em cada 10 empresas vão investir em nuvem e data center definido por software

Estudo global mostra que TI e Negócios estão alinhadas em priorizar os investimentos em computação na nuvem como tendência de Tecnologia mais relevante este ano.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

De Byte a Yottabyte em muito pouco tempo...

Por Wilson Grava*

O Big data impulsiona os negócios, mas tem riscos. Eles passam pelo uso inadequado, pelas violações e perda de dados até a preocupação do usuário final com a privacidade e segurança desses dados.

Mitos e verdades sobre ERPs em nuvem

Por Grasiela Tesser*

Ainda que Cloud Computing esteja se popularizando e sendo cada vez mais natural nas operações das empresas, muitas companhias ainda relutam em utilizar sistemas de gestão – os ERPs - na nuvem. É o medo da inovação.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site