Convergência Digital - Home

Câmara vai discutir medidas para computação em nuvem

Convergência Digital
Da redação* - 23/04/2012

A Câmara dos Deputados vai começar a discutir medidas para o desenvolvimento das aplicações em nuvem no país. Uma audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia vai reunir governo, empresas e academia para tratar da relevância tecnológica, econômica e estratégica dessa tecnologia para a competitividade nacional.

Segundo pesquisa da IDC, a computação em nuvem criará 14 milhões de empregos em todo o mundo até 2015 e as receitas de inovação poderão chegar a US$ 1,1 trilhão por ano no mesmo período. Mas o Brasil ainda tem dificuldades a superar – como a própria qualidade da banda larga – para garantir uma fatia desse mercado.

Responsável pelo requerimento de audiência, o deputado Ruy Carneiro (PSDB-PB) destaca que o uso da computação em nuvem é recente no país e há muitas questões importantes a serem discutidas com vistas a ações coordenadas – até para o Brasil confirmar a perspectiva de empregos crescentes nesse setor.

“É oportuno debater algumas das implicações: a extraterritorialidade de armazenamento de dados; a portabilidade dos dados; o reconhecimento da privacidade, intimidade e proteção dos dados; a promoção da interoperabilidade e da neutralidade tecnológica da rede e, finalmente, a necessidade de estruturar ações coordenadas entre países para o desenvolvimento de diretrizes comuns”, defende o parlamentar.

A reunião, nesta terça-feira, 24/4, deverá contar com representantes dos ministérios da Fazenda, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento, do Serpro e da Telebras, além de Assespro, Brasscom e Sinditelebrasil e das universidades USP e PUC-RJ.

* Com infomações da Agência Câmara

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis

Destaques
Destaques

Empresas brasileiras de nuvem protestam contra concorrência desleal

Para a Associação Brasileira das Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet, empresas estrangeiras não pagam impostos, nem atendem o Código de Defesa do Consumidor ou a CLT. Mercado local é projetado em US$ 1.2 bilhão/ano.

Receita define quais dados serão compartilhados sem sigilo fiscal

Regra é válida para órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

De Byte a Yottabyte em muito pouco tempo...

Por Wilson Grava*

O Big data impulsiona os negócios, mas tem riscos. Eles passam pelo uso inadequado, pelas violações e perda de dados até a preocupação do usuário final com a privacidade e segurança desses dados.

Mitos e verdades sobre ERPs em nuvem

Por Grasiela Tesser*

Ainda que Cloud Computing esteja se popularizando e sendo cada vez mais natural nas operações das empresas, muitas companhias ainda relutam em utilizar sistemas de gestão – os ERPs - na nuvem. É o medo da inovação.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site