TELECOM

Fixo/Móvel: Oi nega conflito com Anatel por tarifa de interconexão

Ana Paula Lobo ... 17/04/2012 ... Convergência Digital

O presidente da Oi, Francisco Valim, durante o Investor Day, realizado nesta terça-feira 17/04, no Rio de Janeiro, sustentou que a concessionária foi à justiça para solicitar o reajuste do VC - tarifas de público, que segundo a tele, deveria ter sido concedido em fevereiro do ano passado. "Garanto que não temos absolutamente nada contra a redução do VU-M proposto pela Anatel. O que queremos é o nosso reajuste do VC de 2,7%. Anatel reconhece 1,67%. É por isso que fomos à justiça", afirmou.

Na semana passada, a Anatel, por meio da AGU, conseguiu suspender a liminar concedida à Oi pelo 2º Tribunal Federal, que autorizava a concessionária a aplicar o reajuste solicitado. Indagado se continuaria a disputa na Justiça, Valim disse que o reajuste do VC é um direito da concessionária, mas não quis comentar quais seriam os próximos passos nesse embate.

O presidente da Oi, no entanto, ao ser indagado sobre o 'clima ruim' com a Anatel e o Minicom - o ministro Paulo Bernardo reagiu de forma bastante dura à decisão da tele ir aos tribunais - sustentou que não tem absolutamente nada contra a decisão da agência reguladora de baixar as tarifas de interconexão fixo/móvel nos próximos quatro anos. "Não sei de onde veio isso. Há um grande mal-entendido. Queremos o que temos direito que é o reajuste anual. Não questionamos a VU-M", finalizou.


Política pública de Telecomunicações é para ser bancada pelo Estado

"Telecom e TICs são essenciais para toda a indústria produtiva de um país", sustenta a advogada Helena Xavier. Ela defende o fim de todas as contribuições setoriais. "Elas nunca chegam ao setor". Sobre OTTs e teles, diz que tudo é uma questão de preço.

Roubo de cabos e rádios de telecom custa R$ 320 milhões ao ano às operadoras

SindiTelebrasil adverte que no ano passado foram registradas 5,6 mil ocorrências de roubo, furto e receptação de elementos de redes de telecomunicações. Só de cabos foram mais de quatro milhões de metros furtados.

Oi faz projeto piloto e libera WiFi para clientes de outras operadoras

Do total de dois milhões de hotspots da operadora, 470 mil ficam no Rio de Janeiro. Liberação do uso para não clientes faz parte da estratégia de marketing móvel.

João Rezende deixa Anatel sobre pressão do caso Oi, franquia da banda larga e renovação dos contratos das teles

Na agência desde 2009 e na presidência desde 2011, o ex-presidente da agência enfrentou um crítico 2016.

Revista do 59º Painel Telebrasil 2015
Veja a revista do 59º Painel Telebrasil 2015 As principais empresas prestadoras de serviços e da indústria de telecomunicações e autoridades governamentais e do Legislativo se dedicaram a discutir o tema escolhido para este ano: A evolução dos modelos de negócio das telecomunicações: Desafios políticos e regulatórios.
Clique aqui para ver outras edições


  • Copyright © 2005-2016 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G