GESTÃO

Dataprev mantém demissões e gera crise com sindicatos

Luiz Queiroz ... 17/04/2012 ... Convergência Digital

O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, afirmou na audiência realizada nesta terça-feira,17/4, no Ministério Público do Trabalho (MPT), que não vai suspender os efeitos das 42 demissões imotivadas que pegaram de surpresa os trabalhadores da empresa, em todo o Brasil.

A Fenadados e os sindicalistas presentes decidiram criar uma comissão de trabalhadores da empresa e foram até à Secretaria-Adjunta do Ministério da Previdência, para protocolar um documento no qual fazem críticas ao processo e contra a decisão da direção da Dataprev.

Durante a audiência os sindicalistas manifestaram revolta contra a postura adotada pela diretoria da empresa.  "A forma como a Dataprev vem conduzindo todo esse processo é um total desrespeito ao trabalhador", afirma o diretor de Relações Sindicais do SINDPD-DF, Eudes Rodrigues da Silva, que juntamente com o diretor Paulo Roberto Ramos, acompanhou a audiência.

A Fenadados demonstrou que ao longo dos últimos cinco anos a Dataprev vem promovendo uma série de demissões imotivadas e, que agora, parece que o processo vai se acentuar. A empresa negou que esteja promovendo demissões em massa e ferindo o Acordo Coletivo do Trabalho (ACT).  A Fenadados insiste que as demissões são em massa e, muitas vezes, motivadas por perseguições políticas e pessoais. A empresa afirma que as demissões foram motivadas pela reestruturação e os planos de ação desenvolvidos desde 2009.

A procuradora do Trabalho, Dinamar Cely Hoffmann, solicitou mais documentos à empresa e vai aguardar a manifestação da Fenadados.  Em conversa informal com os sindicalistas, a procuradora afirmou que o caso é muito difícil. Hofmann solicitou que a federação faça sua manifestação com informações que demonstrem o desrespeito da empresa ao Acordo Coletivo de Trabalho. Também orientou aos sindicatos que promovam ações judiciais em defesa dos trabalhadores.  

Segundo o presidente da Fenadados, Carlos Albereto Valadares - Gandola, todos os sindicatos foram orientados a não homologarem novas demissões que estejam ocorrendo na Dataprev, assim como já vinha sendo feito no caso dos 42 que já foram demitidos. "Até que se resolva o impasse a direção da Dataprev terá de homologar qualquer demissão diretamente nas Delegacias Regionais do Trabalho", informou Gandola.


Google respondeu a 57% dos pedidos de dados do governo brasileiro

Relatório de Transparência da empresa, relativo a 2014 a 2015, mostra que o Brasil ocupa a 8ª posição no ranking global de pedidos governamentais por dados de usuários.

TIM fecha call centers e demite 1600 empregados

Unidades que deixam de operar são de Curitiba e Recife. Atendimento nessas capitais, de acordo com a operadora, foi terceirizado.

Decreto obriga órgãos do governo compartilhar os bancos de dados

Se forem dados cadastrais ou referentes a emprego, o compartilhamento será "preferenciamente automático". Dados sensíveis somente com pedido de oficial de liberação. Informações armazenadas do Imposto de Renda dos contribuintes, que envolve sigilo, não serão compartilhadas pela Receita Federal.

TCU lança guia sobre governança de TI

Documento, elaborado em conjunto com entidades de auditoria pública do Brasil e outros três países (Kuwait, Lituânia e África do Sul) busca apoiar entidades ao redor do mundo no desenvolvimento de capacidade na realização de auditoria de TI.

Empresa de Informática obtém recurso e exclui ICMS da base de cálculo do PIS e Cofins

Decisão foi obtida na Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da Terceira Região (São Paulo e Mato Grosso do Sul) e pode sinalizar uma mudança de posição do Superior Tribunal da Justiça a favor dos contribuintes e contra a Receita Federal.



  • Copyright © 2005-2016 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G